A ponte da Baía de Hangzhou é uma ponte estaiada que atravessa a baía de Hangzhou, na costa leste da China. Atualmente, é considerada a maior ponte marítima do mundo, com 36.000 metros de comprimento.
A ponte conecta dois importantes centros econômicos da China: Xangai e Ningbo, na província de Zhejiang. Ela reduzirá em 120 km a distância entre as duas cidades, bem como o tempo de viagem de carro, que cairá de quatro para duas horas[2]. Foi aberta ao tráfego no dia 1 de maio de 2008[3].
custo total do investimento foi de 11,8 bilhões de yuans (U$$ 2,8 bilhões, ou 1,09 bilhão de euros). No ranking mundial de comprimento, a ponte da Baía de Hangzhou está em terceiro lugar, precedida pela ponte de Lake Pontchartrain Causeway, com 38 422 metros, e pela ponte do Pântano Manchac, com 36 710, ambas localizadas no estado da Louisiana.
A ponte sofreu diversos estudos de viabilidade e foi finalmente aprovado em 2003. O plano original era para a ponte começar de Jinshan, um subúrbio de Xangai. Depois foram levantadas objecções pelo Governo Municipal de Xangai, no entanto, foi deslocado para o território sul da Província de Zhejiang. Ela corta a distância a partir de Xangai até Ningbo. Considerando que anteriormente a viagem de Ningbo e Xangai envolvia um desvio de aproximadamente 400 km (249 milhas), a ponte que reduz a distância para 80 km (50 milhas), uma redução de 320 km (199 milhas). O resultado é que Ningbo, com o seu porto em Beilun, será capaz de competir com Xangai Pudong do porto de frete marítimo internacional.
Construção Vídeo 1 de 5 Construção Vídeo 4 de 5
Construção Video 2 de 5 Construção Vídeo 5 de 5
Construção Vídeo 3 de 5
Fonte – Wikipédia e You Tube
Autor: Instituto de Engenharia