Boeing 787 faz primeiro voo. Materiais compostos permitem manutenção a cada 12 anos

Ontem (15) Boeing 787, Dreamliner – o mais recente avião comercial da construtora aeronáutica Boeing -fez o seu primeiro voo teste, com dois anos de atraso. 

Este é o primeiro avião comercial fabricado primariamente com material composto e fibra de carbono e substitui os Boeings 767 e 757. O jato para até 250 passageiros já tem 840 encomendas. O lançamento do primeiro voo foi adiado cinco vezes nos últimos dois anos. A expectativa agora é que a primeira entrega – prevista inicialmente para 2008 – seja feita no fim de 2010, para a japonesa All Nipon Airways. 

Planejado para ser uma aeronave de longo alcance, poderá fazer voos nonstop entre cidades muito distantes, que nunca tiveram ligação direta. Seu alcance médio é de de 6,5 mil quilômetros (modelo -3, de maior capacidade de passageiros) até 15 mil quilômetros (modelos -8 e -9). 

O Boeing 787 é produzido com 50% de matérias compostos e 20% de alumínio, 15% de titânio, 10% de aço e 5 % de outros materiais. O Boeing 777 possui somente 12% de materiais compostos e 50% de alumínio. Outro fator interessante é que ele autodetecta erros e repassa imediatamente para o solo, fazendo com que assim o avião pousar, a equipe de manutenção saberá o que fazer nele. 

Possui três motorizações – RR/GE – o alcance varia de 4.650 km (787-3) até 15.750 km (787-8), o primeiro foi desenvolvido para o mercado japonês substituindo os A300-600R, 767-200/-300 e até os 777-200 em algumas rotas. 

Seu custo por milha é 10% inferior que dos aviões do mesmo porte e graças à sua estrutura de materiais compostos, ele pesa apenas 130 toneladas, contra 180 dos A330, que é considerado um dos melhores birreatores do mundo. O consumo de combustível é 20% menor que seus concorrentes. Além disso é 60% mais silencioso que qualquer jato. 

A revisão completa do 787 é feita a cada 12 anos, enquanto um Boeing 767 presisa de manutenção complata a cada seis anos. Seguindo a Boeing, isso se deve por conta dos materiais compostos não entram em fadiga e por isso precisam de menos checagens de manutenção 

Os bagageiros internos tem capacidade 30% maior que os atuais modelos, não tem cortinas nas janelas, e sim um sistema que permite que o vidro fique escuro. Também é um avião paperless, eliminando a papelada tanto no projeto quanto no voo, utilizando o Eletronic Flight Bag da Jeppesen. 

Números 

Capacidade 210 – 330 passageiros
Custo unitário 146 – 200 milhões de dólares
Comprimento 57 – 63 metros
Envergadura 52 – 63 metros
Altura 17 metros
Velocidade máxima 914 Km/h (Mach 0.85) km
Peso máx. decolagem 165.100 – 244.140 kg

Fontes – Wikipédia e Boeing

Autor: Instituto de Engenharia