Prefeitura de São Paulo lança edital para projeto de engenharia de monotrilho

Sistema terá 34 km extensão e ligará os bairros Vila Olímpia e Vila Sônia, na zona Sul da cidade

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, anunciou a construção de trecho de 34 km para a implantação de monotrilhos na zona Sul da cidade para ligar os bairros Vila Olímpia e Vila Sônia. A licitação para elaboração do projeto básico das obras civis e sistemas de infraestrutura necessárias já foi lançada.

O monotrilho será implantado em três trechos. O primeiro iniciará no terminal Jardim Ângela indo até o terminal Santo Amaro, com 11 km de extensão, e seguirá o traçado alternativo do atual corredor de ônibus da Estrada M'Boi Mirim. A conclusão dessa etapa está prevista para 2012. Posteriormente, essa linha seguirá até Vila Olímpia, terminando próxima da estação Vila Olímpia da CPTM (Companhia do Metropolitano de São Paulo). O terceiro trecho, por fim, partirá também do terminal Jardim Ângela e seguirá até a Vila Sônia passando pelo Capão Redondo e integrando o monotrilho com a linha 4 do Metrô.

A licitação de número 004/2009, referente ao projeto básico de engenharia, já pode ser acessada no site da SPtrans. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, ainda não há data prevista para a licitação das obras do primeiro trecho do monotrilho.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o monotrilho tem o objetivo de ampliar a capacidade do sistema municipal de transporte coletivo sem sofrer interferências do trânsito. Cada trem do sistema implantado em São Paulo terá capacidade para circular com até 6 vagões, em intervalos de aproximadamente um minuto e meio, podendo transportar mais de 30 mil passageiros por hora.

O monotrilho também será utilizado pelo Companhia do Metropolitano de São Paulo para a extensão da Linha 2 – Verde do Metrô.

Autor: PINIWeb