Porto de Santos bate recorde e o de Manaus é fechado

O maior porto do País, administrado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), bateu mais um recorde logístico. Desta vez, a movimentação de cargas no Porto de Santos cresceu 6,2% em novembro, na comparação com o ano anterior, o que significou a movimentação de mais de 7,7 milhões de toneladas de carga.

Levando em consideração o acumulado do ano, o porto está com uma movimentação 2,1% maior do que no ano passado, devendo ultrapassar até dezembro a marca de 82 milhões de toneladas de carga.

No porto maior, o de Manaus, a situação no momento está crítica para o empreendimento, pois o maior complexo portuário da cidade foi fechado, ontem, pela Marinha por questões de segurança, conforme divulgado á imprensa.

De acordo com o Comando do 9º Distrito Naval, o Porto Privatizado de Manaus não tem condições de operar sob risco de acidentes graves por falta de manutenção. “Desde 2007 o cronograma de obras de manutenção do porto não está sendo cumprido, não podemos mais arriscar a vida dos passageiros às vésperas do fim do ano e preparação da cidade para a Copa de 2014”, afirmou o capitão dos Portos, capitão Dennis Teixeira de Jesus.

Em nota, a Marinha informa que a operação do porto nas atuais condições “é temerária por oferecer grave risco à segurança da navegação e à salvaguarda das pessoas que dela se utilizam”.

Autor: DCI