Trem da nova linha do Metrô chega a Santos até dia 15

O Porto de Santos deverá receber, entre os próximos dias 10 e 15, os primeiros trem e vagões da Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo. O desembarque será feito no Terminal da Deicmar S/A, no Cais do Saboó. 

A previsão inicial era de que os seis carros da composição chegassem nesta sexta-feira. No entanto, houve um atraso na viagem do navio, Thor Spirit, de bandeira maltesa, que
transporta a carga. 

A embarcação saiu do Porto de Busan, na Coreia do Sul, no último dia 24 de outubro. No início do mês passado, o navio estava próximo a Madagascar, no sul da África, conforme informou a ViaQuatro, concessionária da nova linha do Metrô. 

Segundo a empresa, ainda não é possível estipular a data correta para a chegada da composição, no entanto a expectativa é que ela esteja no Porto em meados de dezembro. A estimativa foi confirmada pelo representante da área comercial da Deicmar, Ricardo Alcântara. De acordo com o executivo, os detalhes do desembarque deverão ser determinados nesta quinta-feira, durante reunião em São Paulo com técnicos da concessionária. 

A princípio, a ViaQuatro definiu apenas como será o transporte do trem até a Capital. Segundo a companhia, serão usadas seis carretas, uma para cada veículo. 

Como se trata de uma carga especial, devido ao seu tamanho e peso – cada carro tem 40 toneladas -, o procedimento poderá ser realizado apenas de madrugada, entre meia noite e cinco horas da manhã. A expectativa é de que a operação seja feita em apenas um dia. A viagem pela Serra do Mar deve levar quatro horas. 

Assim que chegar a SãoPaulo, a composição ficará no Pátio Vila Sônia, onde também começarão seus testes. O início da operação está programado para o próximo mês de março, com a inauguração das estações Paulista e Faria Lima. 

Com 12,8 quilômetros de extensão, a Linha 4 ligará a Estação da Luz (Centro) à Vila Sônia (Zona Sul). Ao todo, a primeira fase do projeto contará com 14 trens (84 carros). Todos virão pelo Porto de Santos. A previsão é de que o segundo trem seja embarcado na Coreia ainda este ano. 

Autor: Codesp