Em resposta ao Bloodhound, carro-foguete que está sendo desenvolvido para quebrar o recorde de velocidade, o Aussie Team divulgou, nesta terça-feira (1) seu novo projeto chamado Aussie Invader R5. O modelo, assim como seu concorrente, visa quebrar o recorde de velocidade estabelecido em 1997, em que o veículo Thrust SSC atingiu 1.228 km/h.
A equipe divulgou poucas informações sobre o projeto, mas afirmou que para atingir a velocidade prevista de 1.609 km/h em 19s, fará uso de quatro turbinas que junto geram 200.000 cavalos de potência, e torque de 2.142 kgfm de torque. A velocidade máxima estimada é de 1.693 km/h.
Para desacelerar o “jato-sobre-rodas”, diz a empresa, o procedimento necessita de extremo cuidado. Se os quatro propulsores forem desligados simultaneamente, o piloto sofrerá uma desaceleração tão forte – por conta do atrito com o veículo com o ar – que ele está sujeito a desmaiar, deixando o veículo desgovernado. Por esse motivo, os motores devem ser desligados seqüencialmente.
Autor: Terra