Dragagem em Santos começa em 30 dias

Comemorada de forma efusiva pela comunidade portuária nacional, a dragagem de aprofundamento do Porto de Santos (SP) deverá ter início em 30 dias, com a draga chinesa Xin Hai Hu. Um dia após receber a licença de instalação (LI) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), o ministro dos Portos, Pedro Brito, assinou a ordem de serviço publicamente, em ato realizado durante o 1º Congresso Nacional de Conselheiros de CAPs, nesta quarta-feira (25), no litoral paulista. Com a dragagem, a profundidade do porto santista passará de 13 para 15 metros. A obra está orçada em R$ 199,5 milhões.

Brito classificou, por diversas vezes, a superação do obstáculo final para o início das obras como uma “grande notícia”. E não foi só o ministro que estava irradiante de alegria. “Posso ver o Fabrizio [Pierdomenico] comemorando daqui”, disse, em referência ao subsecretário da Secretaria Especial de Portos (SEP), responsável pela execução do Programa Nacional de Dragagem (PND), no qual a obra está incluída.

O prazo de um mês estabelecido por Pedro Brito tem como base o tempo para o descolamento das dragas que serão utilizadas no serviço e para a elaboração do projeto executivo da dragagem, que será elaborado pelo Consórcio Draga Brasil, ganhador da concorrência para efetuar o serviço.

A obtenção da LI, avalia o ministro, já garante que sua pasta encerre bem este ano de 2009. “O Porto vai ter seu canal alargado e sua profundidade aumentada, com a manutenção garantida. E já estamos iniciando os estudos para incluir no PAC 2 uma segunda fase do aprofundamento do Porto, desta feita para 17 metros”.

O diretor-superintendente da Equipav Engenharia – uma das empresas que compõem o Consórcio Draga Brasil -, Labieno Mendonça, fez questão de destacar ao PortoGente que o objetivo é iniciar as atividades com a draga Xin Hai Hu, de 150,7 metros de comprimento e 27 metros de largura. O equipamento tem capacidade de 13,5 mil metros cúbicos para dragar. Atualmente, a draga está em operação no Porto do Açu (RJ), mas as negociações para o transporte da mesma já estão bem adiantadas. Devido à importância da obra, Labieno fala até em “colocar o presidente Lula lá dentro” da embarcação.

Simultaneamente, o Consórcio irá colocar em operação outra draga menor, de três mil metros cúbicos, que já está em Santos realizando a dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto. Uma draga de cinco mil metros cúbicos também será transportada da China, enquanto outro equipamento, que atualmente está no Uruguai, ficará de stand by no caso de alguma emergência.

Quanto ao projeto executivo que terá de ser aprovado pela Codesp, Labieno observou que o Consórcio acabou de receber o licenciamento e terá que estudá-lo para realizar um bom trabalho. “Mas queremos fazer isso o mais rápido possível. O ministro Pedro Brito cobrou publicamente que as atividades sejam encerradas antes do prazo combinado, em novembro de 2010”.

Para o subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da SEP, Fabrizio Pierdomenico, a dragagem precisa mesmo ser celebrada por todos, pois representará um crescimento de 30% na capacidade atual do Porto de Santos. “Vamos poder receber navios maiores, com calados maiores, e possibilitar mais carga por unidade de navio. Com isso, haverá impacto na produção e impacto na redução de frete. Isso tudo significa que o Porto de Santos passará a receber navios de última geração e irá se configurar no hub port do País”. 

Derrocagem
Até o final deste ano, revelou Pierdomenico, será assinado o contrato para a derrocagem no canal de acesso ao porto santista. Ela será realizada simultaneamente à dragagem e tem previsão de começar em janeiro de 2010 e terminar até o final de maio de 2011. A obra está orçada em R$ 32,2 milhões.

Autor: Porto Gente