Grande obra da engenharia

Veja uma apresentação sobre o Terminal Internacional de Pequim, cuja obra de engenharia é uma das mais colossais do mundo. 

Com as obras iniciadas em início de 2004, envolvendo um contingente de 40 mil operários, o terminal foi inaugurado em 2008, anos das Olimpíadas de Pequim. 

Com números impressionantes, sua área ocupa 1.480 hectares e o edifício tem mais de 3,54 km de comprimento e 785 metros de largura. 

Localizado entre o Leste da pista existente e a futura terceira pista, a construção do Terminal e a do Centro Terrestre de Transportes (GTC) anexo, ocupam uma superfície de 1.3 milhões de m2 sob o mesmo teto, sendo o primeiro edifício a romper a barreira de 1 milhão de m2, e atenderá um número estimado de 50 milhões de passageiros por ano até 2020. Equipado com a mais moderna tecnologia é capaz de lidar com mais de 150 aviões simultaneamente. 

O Terminal 3 é um dos edifícios mais sustentáveis do mundo, incorporando concepções de projeto que visam aproveitar ao máximo o calor solar das manhãs e um ambiente integrado ao controle do consumo de energia. 

Embora concebido numa escala sem precedentes, foi projetado para ter o máximo de flexibilidade para fazer face àconstante evolução da indústria da aviação e a complexidade do transporte aéreo moderno, combinando claridade espacial com um elevado padrão de serviços. 

O prédio possui 3 setores interligados (T3A, T3B e T3C), num diagrama simétrico utilizado para acomodar, nas extremidades, as chegadas e as partidas, sendo o T3A um terminal doméstico e a T3B para partidas internacionais. O espaço central é o satélite T3C. Esta foi a solução encontrada para maximizar o perímetro, a fim de aumentar a capacidade atual de estacionamento das aeronaves, mantendo ao mesmo tempo características compactas e sustentáveis. 

Apesar do comprimento de Norte a Sul ser de 3.250 metros, a ligação visual entre os três elementos é mantida por linhas fortes, conexões entre o nível mais baixo e um mezanino aberto no nível superior. Todos os espaços possuem iluminação natural, sendo que vidraças e clarabóias conectam com o exterior. Colunas vermelhas – elementos evocativos dos templos tradicionais chineses – marcam os acessos ao longo do eixo central. 

O Terminal 3 tem vista para o exterior sob um teto unificado em forma de dossel que atua também como um auxílio à orientação, por meio da disposição das aberturas e do uso da iluminação que varia de cores conforme os passageiros transitam pelo edifício. 

Em termos de construção, sua concepção otimiza o desempenho dos materiais selecionados, com base na disponibilidade local, funcionalidade, aplicação correta e baixos custos. 

A cobertura de aço como uma moldura triangular, apresenta luzes coloridas e “decks” de metal. O teto se curva atingindo o ponto central, criando uma sensação de “catedral”. 

O enorme terminal oferece mais de 64 restaurantes e mais de 90 lojas. Possui 7 mil vagas de estacionamento para carros, 175 escadas rolantes, 173 elevadores, e 437 esteiras rolantes e acoplada ao projeto existe uma estação de trem, com ligação ao centro da cidade.

Autor da apresentação: Reginaldo Vieira Matos

arqnot2596.pdf

Autor: Instituto de Engenharia