Paulo Vieira de Souza, diretor de Engenharia da Dersa, foi eleito Eminente Engenheiro do Ano 2009 pelo Instituto de Engenharia por sua excelente gestão dos aspectos institucionais, jurídicos e técnicos na condução de grandes obras governamentais, com brilhantes resultados para a sociedade, administração pública e contratantes. A exemplo, o Rodoanel, no qual a antecipação de um ano da entrega do empreendimento e a redução de custos em relação ao contratado, são destaques de sua gestão.
Concedido desde 1963, o Instituto de Engenharia atribui o título de “Eminente Engenheiro do Ano” em reconhecimento aos profissionais de destacada atuação no meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da engenharia.
A entrega do título será feita, como tradição, no Dia do Engenheiro, em 11 de dezembro.
Veja currículo de Paulo Vieira de Souza
Fonte: Assessoria de imprensa Dersa
Definir metas ,traçar as estratégias e chegar lá.
Assim, numa única frase, se pode resumir a filosofia de trabalho deste engenheiro que em 37 anos construiu uma carreira sólida tanto na empresa privada (18 anos) quanto na área pública (19 anos).
A vocação para a engenharia surgiu desde a infância quando criava, desenhava e montava inventos.
Foram três cursos universitários, começando por Desenho Geométrico (Universidade Municipal de Taubaté), passando depois pela Matemática (Universidade Municipal de Taubaté) e finalmente Engenharia Civil (Universidade Municipal de Taubaté).
Aos 23 anos enfrentou o primeiro grande desafio profissional: a construção e incorporação de 2.500 unidades habitacionais de médio e alto padrão com total de área construída de aproximadamente 500.000 m2 , c omo engenheiro de obras nas construtoras Engeral Engenharia e Obras Ltda e Alfredo Mathias SA.
E não parou mais: como sócio fundador e diretor Diretor Administrativo e financeiro, criou 7 empresas entre 1977 e 1990 respondendo entre outras, pela construção e gerenciamento de Shopping Centers com área construída de 200.000 m2.
Em 1990, foi levado para a área pública – Companhia do Metropolitano de São Paulo iniciando nova fase na carreira profissional que já dura 19 anos e inclui passagem pelo Ministério das Comunicações (Governo Federal), Companhia Telefônica da Borda do Campo (CTBC- TELESP), VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovia, Secretaria Geral e Casa Civil da Presidência da República .
Entre os projetos desenvolvidos no Governo federal na Presidência da República, Paulo Souza destaca o da Gestão, divulgação e fortalecimento institucional do Microcrédito, o Programa Brasil Empreendedor – Turismo, Programa Brasil Empreendedor Rural, Programa Energia Brasil – MPME, Programa de Crédito Orientado para Novos Empreendedores e Programa Brasil Empreendedor – MPME . Este último, menina dos olhos do engenheiro Paulo Vieira de Souza, visou consolidar a participação das MPME na economia do País, por meio da implementação de ações de capacitação, concessão de crédito e acompanhamento empresarial, em parceria com diversos órgãos da administração pública direta e indireta, bancos oficiais e Sistema “S” e teve como órgãos integrantes a Secretaria Geral da Presidência da República; Casa Civil da Presidência da República; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Ministério do Trabalho e Emprego; Ministério das Comunicações; Secretaria de Estado de Comunicação de Governo; BNDES/FINAME;Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal;Banco do Nordeste S.A; Banco da Amazônia S.A; SEBRAE;ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos , sob coordenação da Casa Civil da Presidência da República.
A partir de 2005, de volta a São Paulo e já na Dersa, coordena o Grupo Executivo que envolve órgãos estaduais e municipais para definir projetos a área de transportes rodoviários. A partir de 2007 assume a Diretoria de Engenharia da Dersa, passando a coordenar os principais empreendimentos hoje em desenvolvimento no setor de transporte sobre pneus de todo o estado de São Paulo: duplicação da Rodovia dos Tamoios, readequação da Marginal Tietê e av. Roberto Marinho, construção da Avenida Jacu Pêssego Sul (obra parada durante vários governos municipais). E ainda da maior obra viária hoje em execução no Brasil: o Rodoanel. Participou do processo de concessão do Trecho Oeste, da modelagem do Leste e do Norte e é o Gestor das obras do Trecho Sul.
Da junção da experiência privada com a área pública, aliada a uma outra face do profissional – a de esportista radical – (é Ironman, maratonista, ultra maratonista e ciclista) surgiu um inédito modelo de gestão que já é chamado “estilo Paulo Souza”: estabelecer metas, definir os caminhos e chegar lá, superando todos os obstáculos.
“Na Dersa hoje não se faz o possível, se faz o necessário”, é o lema seguido pelo engenheiro que aposta na competência e na qualidade de cada profissional do seu Grupo Executivo – o MAI- CADER – para vencer este que está sendo seu maior desafio: concluir três obras gigantescas, desenvolvidas simultaneamente e com a mesma data marcada para entregar – março de 2010: Rodoanel Sul, Nova Marginal Tietê e Jacu Pêssego Sul.
Autor: Isabel Dianin