A comunicação direta entre a Terra e Marte é complicada e ainda bloqueado pela interposição de sol por semana entre os dois planetas de tempos em tempos, um fenômeno que se opõe a qualquer missão humana no planeta vermelho no futuro. No entanto, um engenheiro da ESA podem ter encontrado a solução com recurso a de um novo tipo de órbita de satélites de comunicações em torno de Marte combinados com a ação do motor de propulsão iônica sobre estes satélites.
Junto com os investigadores britânicos, o engenheiro considera uma possível solução para o problema que afecta o futuro de missões tripuladas a Marte: Como garantir a comunicação por rádio, mesmo quando Marte e Terra estão em extremos opostos, com o sol na metade do tempo quando está bloqueado qualquer comunicação entre os astronautas eo controle da missão na Terra.
Este alinhamento natural conhecido como conjunção ocorre aproximadamente a cada 780 dias, e dificulta a sério e até mesmo bloqueia a possibilidade de transmissão de sinais de voz, dados e vídeo, como é o caso com a nave espacial não tripulada enviada ao planeta vermelho.
Solução que se coloca é baseado no uso futuro dos dois satélites de comunicações em torno de Marte, transformando-se em uma órbita especial ao redor do planeta, não se baseia em leis naturais. Esse tipo de órbita poderia ser usada apenas para emergentes, usando técnicas de propulsão iônica, com motores que podem equipar estes satélites para corrigir as lacunas motivada pela gravidade marciana.
O motor, alimentado por energia solar e utilização de pequenas quantidades de um propulsor de xenon, sempre manter os satélites em órbita que escapa especial em conjunção com o Sol em todos os tempos e garantir uma conexão indireta das comunicações entre a Terra e Marte .
Autor: Europa Press