O projeto de ligação seca – uma ponte – entre Santos e Guarujá será discutido no próximo dia 12, a partir das 9 horas, na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS). O evento terá a participação dos técnicos da Vetec Engenharia, empresa contratada pelo Governo do Estado, após licitação pública, para elaborar o plano básico da obra.
A audiência foi anunciada pelo deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), presidente da frente parlamentar para implantação da ligação seca entre os municípios. O parlamentar confirmou a presença do secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, como um dos expositores. Também serão convidados professores universitários e especialistas em projetos de construção de pontes e túneis, além de representantes de associações de moradores e entidades da sociedade civil.
O debate será uma oportunidade para esclarecer a população e discutir com os especialistas os detalhes da ligação entre os municípios. Os técnicos da Vetec já estão conversando com as prefeituras e a Codesp sobre o projeto e, de acordo com Barbosa, uma segunda audiência pública no Guarujá está sendo preparada.
Manobras
O projeto básico da ligação seca deverá ser concluído até o final do ano. O prazo de construção da ponte é de 30 meses, a um custo estimado em R$ 500 milhões. A expectativa é de que a obra seja realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
Segundo o presidente da frente parlamentar, com a construção da ponte estaiada, a travessia de balsas deve ser extinta. Por dia, cerca de 25 mil veículos e 15 mil ciclistas utilizam o sistema administrado pela Dersa. “Mais de 80% dos usuários do sistema são de pessoas que se deslocam para o trabalho. É esse o público que precisa ser privilegiado”, disse Barbosa.
Outra questão importante a ser abordada na audiência é o impacto da obra para o Porto de Santos. Com a nova ligação seca, as balsas deixarão de operar, desafogando o tráfego na entrada do canal do estuário. Diariamente, cerca de 36 manobras são feitas pelos práticos no cais santista, número que deve dobrar nos próximos dez anos em razão do aumento previsto para a movimentação de cargas.
No dia 23 de julho deste ano, o navio de bandeira chinesa Zhen Hua 2 perdeu o controle e atingiu o lado direito da frente da balsa FB 24 (lotada com 62 veículos) que aguardava a passagem da embarcação na saída do porto. Até hoje, o atracadouro está em reforma, provocando lentidão na travessia. “Em pouco tempo, será impossível compatibilizar a travessia de balsas com a movimentação de navios. Por isso, a nova ligação seca também é importante para a economia do País”, destacou Barbosa.
O debate tem a iniciativa da frente parlamentar e será organizado pela AEAS em parceria com a Assembleia Legislativa, a Agência Metropolitana (Agem) e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Guarujá. As prefeituras e as câmaras de Santos e Guarujá apóiam o evento. A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS) fica na Rua Dr. Arthur Assis, n° 47, no Boqueirão.
Autor: A Tribuna