Ferrosul: o RS nos trilhos com o Brasil

O próximo dia 13 de novembro será um marco histórico para o transporte ferroviário do RS e do país. Nessa data, como já confirmou a governadora Yeda Crusius a prefeitos gaúchos e parlamentares, será ratificado o protocolo para criação da Ferrosul entre os Estados do RS, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, durante reunião do Codesul no município de Bonito (MS). A empresa será partilhada entre os quatro Estados, em um modelo semelhante ao BRDE. Um trecho da ferrovia já está aprovado até Chapecó (SC), faltando apenas a confirmação do apoio político do governo gaúcho, que será efetivado em Mato Grosso do Sul.

Tive a oportunidade de estar em Curitiba em visita técnica à sede da Ferroeste, empresa pública que faz a malha ferroviária no sudoeste do Paraná e desenvolve o projeto da ligação dos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e agora Rio Grande do Sul. Vejo esse passo como vital e transformador do modal logístico de nosso Estado e do desenvolvimento econômico também do país, já que fará a efetiva ligação entre o norte e o sul do Brasil. Formaremos um grande cinturão de escoamento da produção da Região Sul para o restante do país e o Mercosul. De acordo com estudos, o ingresso dessa malha ferroviária geraria um impacto econômico em 238 municípios gaúchos.

A ferrovia ocuparia o espaço de uma imensa fronteira agrícola, abrangendo expressivas zonas produtoras de grãos em um corredor fantástico de escoamento. Teremos investimentos em usinas de biocombustíveis e o favorecimento para o transporte de todo tipo de grãos, o que representará alta competitividade e redução de custos para o RS. Nosso compromisso é garantir também a segurança de que não haverá perdas no setor rodoviário, já que entendemos que um ramal de trem como este trará um aumento do volume na demanda. 

Ferrosul ingressaria no Estado pelo município de Nonoai e compreende a implantação de trilhos com bitola dupla, viabilizando uma velocidade de 120 a 160 quilômetros por hora que poderão servir, inclusive, para transportes de passageiros. O único investimento do governo gaúcho seria para montagem do projeto.

Já protocolamos na AL-RS solicitação para formar Comissão de Representação Externa para tratar da implantação da ferrovia junto aos municípios gaúchos, colhendo sugestões das necessidades locais. Estaremos tratando da ferrovia também com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e em audiência pública. Com a entrada do governo gaúcho no processo da Ferrosul, inicia-se uma agenda de governadores em torno da implantação dessa empresa pública, que irá vertebrar o Brasil, através da integração dos quatro Estados, com uma ferrovia do século 21, que irá provocar, sem dúvida, uma revolução logística no interior do país. É o que estamos empenhados em fazer.

Autor: Zero Hora