Serão R$ 11,5 milhões para obras de infraestrutura e mais R$ 2,13 milhões em projetos de fiscalização e no plantio compensatório de mudas
O governador José Serra e o secretário dos Transportes, Mauro Arce, dão início nesta sexta-feira, 9, às obras e serviços no sistema viário do município de Ribeirão Pires, como medida compensatória do Trecho Sul do Rodoanel. Pelo acordo, o município receberá drenagens, guias, sarjetas e pavimentação das ruas Eduardo Valeriano Nardelli, Estrada do Soma e Avenida Vereador Aroldo A. Neves, numa extensão de 8 quilômetros, totalizando R$ 11,5 milhões. Além do valor da obra, estão sendo aplicados R$ 2,13 milhões em projetos de fiscalização e no plantio compensatório de mudas, totalizando R$13,6 milhões em obras para o município.
Para a implantação do Trecho Sul foi adotado um dos projetos mais avançados do mundo em termos de preservação do meio ambiente. São 26 programas ambientais, voltados para a preservação da flora, da fauna e do patrimônio arqueológico, histórico e cultural, de apoio à proteção e recuperação de mananciais, de monitoramento da qualidade da água, do ar e de ruídos e de atendimento a emergências ambientais durante a construção. Também serão criadas unidades de preservação e parques ao longo do traçado.
O Programa de Reflorestamento, que promove o plantio de mudas de espécies nativas em mais de 1.000 hectares, contemplou ainda a criação de viveiros de mudas em todos os municípios impactados, onde são ministrados pelo Instituto de Botânica, cursos de coletas de sementes. No total serão preservados, revitalizados ou recuperados mais de 5 mil hectares de áreas verdes, o equivalente a 34 parques do Ibirapuera.
Trecho Sul
Iniciado em junho de 2007, O Rodoanel Sul terá 61,4 quilômetros de extensão – sendo 57 quilômetros no eixo do Rodoanel e 4,4 quilômetros na interligação de acesso ao município de Mauá – e será entregue ao tráfego até março de 2010, período de execução de 33 meses, com antecipação de 15 meses, criando um novo paradigma de obra pública no Brasil no que diz respeito a prazo, menor custo por km com qualidade de padrão internacional devido à eficácia da Gestão do Empreendimento.
Interligará o interior do Estado de São Paulo às rodovias Régis Bittencourt, Imigrantes, Anchieta e à interligação da Avenida Papa João XXIII no município de Mauá.
Facilitará o transporte e o escoamento de cargas de outros estados até o porto de Santos, sendo importante elo econômico para a incorporação deste porto ao sistema de logística de transporte do estado de São Paulo. Atravessará os municípios de Embu, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires e Mauá. Com a extensão da avenida Jacu-Pêssego, facilitará o acesso à zona leste de São Paulo, às rodovias Ayrton Senna, presidente Dutra e ao aeroporto de Cumbica.
O traçado escolhido minimizou os possíveis impactos ambientais, com soluções que contribuirão para a recuperação e proteção das áreas de mananciais. O projeto desenvolvido utilizou técnicas avançadas de engenharia que garantirão a segurança dos usuários e a redução de acidentes, com um balanço ambiental positivo. Terá apenas 4 acessos: na rodovia Régis Bittencourt, no município de Embu, nas rodovias dos Imigrantes e Anchieta, em São Bernardo do Campo, e na interligação com a avenida Papa João XXIII, em Mauá.
Autor: Portal do Governo do Estado de São Paulo