Com objetivo de apresentar às comunidades empresariais do Brasil e da Bélgica as vantagens comparativas para o estreitamento das relações comerciais bilaterais entre os dois países, teve início, ontem, a missão empresarial ao país, comandada pelo Mdic. Durante a visita a comitiva deverá conhecer os Portos de Antuérpia e Ghent e participará do workshop sobre portos e hidrovias.
No porto de Antuérpia a missão conhecerá o terminal e a produção de biocombustíveis. Em Ghent, além de conhecer o porto, os integrantes da missão vão participar do seminário “Manutenção de dragagem e engenharia dos portos em país desenvolvidos”, que será promovido pela empresas belga de dragagens Jan de Nul. O presidente Lula e o ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, também participarão workshop sobre portos.
O superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior, afirmou que terá uma reunião com as empresas que estão embarcando as estacas adquiridas pela SEP, em Luxemburgo, para as obras de reconstrução do Porto de Itajaí. “Essa é uma grande oportunidade para divulgarmos o nosso porto no exterior, o resgate de seu potencial e suas vantagens competitivas”, acrescenta Ayres.
A Bélgica é o 16º destino dos produtos brasileiros e reconhecido centro tecnológico de informação e financeiro. No acumulado do ano o saldo é favorável em US$ 19.944 bilhões para o Brasil.
Autor: DCI