Equipe da Universidade São Judas Tadeu vence II Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura

A equipe formada por alunos de arquitetura e urbanismo da Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo, venceu o II Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura. O resultado foi anunciado pelo CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço), organizador do concurso, no dia 28 de setembro. Ao todo, 52 equipes de 14 estados brasileiros participaram da competição. 
Em segundo lugar no concurso ficaram os alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie, também de São Paulo, e em terceiro, a equipe da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A comissão julgadora ainda concedeu menção honrosa ao projeto dos estudantes da Uniara (Centro Universitário de Araraquara), do interior de São Paulo.

Nesta edição do concurso, os estudantes deveriam buscar soluções arquitetônicas que utilizassem as múltiplas possibilidades do aço na construção de um terminal de passageiros de aeroporto em uma cidade de porte médio, com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes.

O projeto da equipe da vencedora foi pensado para uma cidade como Ribeirão Preto, que terá cerca de 1 milhão de habitantes até 2015, segundo informações dos estudantes. “Projetamos um novo modelo de aeroporto, que pudesse interagir com a aeronave, graças à transparência proporcionada pelo fechamento em vidro de todo o terminal”, afirma Wellington Tohoru Nagano, um dos integrantes da equipe. “Ao mesmo tempo, projetamos algumas áreas de desligamento do aeroporto, como a academia, um pequeno hotel e um cinema, localizados no subsolo”, completa.

O terminal possui, além do subsolo, um andar para o embarque dos passageiros, outro para o desembarque e um último pavimento que serviria como um “terraço de observação”. Na parte exterior, o projeto prevê a implantação de espelhos d'água e árvores. “A gente imaginou que o aeroporto fosse visto de cima também. Então, quando a pessoa olhar da aeronave, ela já poderá perceber de imediato que está chegando ao seu destino”, finaliza o estudante.

Além de Nagano, a equipe da Universidade São Judas Tadeu é formada por outros cinco estudantes de Arquitetura e Urbanismo: Anderson Carneiro Noris, Rafael Gustavo Rodrigues, Fernanda Ferreira da Silva, Gislaine Moura do Nascimento e Elis Mariam David Souza Duarte. O projeto contou com a orientação do professor Leonardo Shieh, colaboração do engenheiro Arquimedes Costa e do arquiteto Fábio Camillo.

A equipe vencedora representará o Brasil no II Concurso de Projeto em Aço para Estudantes de Arquitetura 2009, que reunirá representantes de dez países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Peru, República Dominicana e Venezuela. Promovida pelo Instituto Latino Americano de Ferro e Aço (Ilafa), a competição será realizada durante o Congresso Latino-Americano de Ferro e Aço (Latin American Iron and Steel Congress – ILAFA-50 and ILAFAEXPO 2009), entre os dias 25 a 27 de outubro, na cidade de Quito, no Equador.

Autor: PINIWeb