Comitiva santista avalia expansão de estrutura de portos europeus

Empresários e autoridades do Porto de Santos iniciam hoje uma série de visitas técnicas aos portos de Hamburgo (Alemanha) e Copenhagen (Dinamarca), na Europa. Os objetivos são conhecer e debater a experiência desses complexos marítimos em projetos de expansão de infraestrutura, na revitalização de áreas portuárias, no treinamento e na qualificação da mão-de-obra e no apoio à exploração das bacias de petróleo e gás.

A viagem complementa a programação do Santos Export 2009 ­ Fórum Nacional para Expansão do Porto de Santos, realizado nos dias 25 e 26 do mês passado, em Santos. O seminário foi uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação e uma realização da Una Marketing de Eventos.

Inicialmente, a comitiva brasileira conhecerá o complexo marítimo alemão, construído às margens do Rio Elba. Nesta manhã, o grupo será recebido por diretores da Autoridade Portuária de Hamburgo, na sede do órgão. Em seguida, fará uma visita aos terminais. Amanhã, estão previstos encontros com executivosdacompanhiade navegação Hamburg Süde autoridades municipais e regionais.

Hamburgo é o principal porto da Alemanha e o segundo da Europa, perdendo apenas para Roterdã, nos Países Baixos. Como Santos, opera contêineres, cargas gerais e granéis sólidos e líquidos. Ocupa uma área de 75 quilômetros quadrados e contando com 320 berços para atracação ­ o complexo santista tem sete quilômetros quadrados e 53 berços.
Atendendo tanto navios como barcaças (usadas no transporte pelo interior da Europa), o porto alemão movimentou 140,4 milhões de toneladas no ano passado. Seus terminais de contêineres escoaram 9,7 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), uma queda de 2% em relação ao exercício anterior, reflexo da crise econômica internacional. Essa redução e o menor impacto da recessão nos portos asiáticos levaram Hamburgo a cair duas posições e ficar em 11 lugar na movimentação de contêineres em todo o mundo, segundo levantamento da revista norte-americana Container Management, publicado no mês passado.

A partir de quinta-feira, a delegação brasileira conhecerá o Porto de Copenhagen, reunindo-se com seus dirigentes e empresários. Entre as empresas que serão visitadas, está a Maersk, líder mundial no transporte marítimo de contêineres, com um marketshare de 14%, de acordo com a empresa de consultoria francesa AXS-Alphaliner.

A comitiva do Santos Export é composta por executivos de terminais de contêineres, granéis sólidos e líquidos, carga geral e passageiros, transportadoras, operadoras logísticas e prestadoras de serviço. Também integram o grupo representantes da Associação Comercial de Santos, da Praticagem de Santos, da Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA), da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC) e da Sociedade Rural Brasileira, além de diretores do Sistema A Tribuna de Comunicação.

Entre as autoridades parti- cipantes, estão o presidente da Codesp (Autoridade Portuária de Santos), José Roberto Serra, o presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos e secretário municipal de Assuntos Portuários de Santos, Sérgio Aquino, o deputado federal Márcio França (PSB-SP), os deputados estaduais Fausto Figueira (PT) e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e os prefeitos Márcia Rosa (Cubatão), Maria Antonieta de Brito (Guarujá) e Tércio Garcia (São Vicente).

Esta é a quinta viagem internacional a integrar as edições do Santos Export. Desde 2005, já foram visitados os portos de Le Havre (França), Roterdã (Países Baixos), Gênova (Itália), Barcelona (Espanha), Vancouver (Canadá), Los Angeles, Long Beach, Houston e Seattle (estes últimos, nos Estados Unidos).

Autor: A Tribuna