Entre os objetivos, encontrar formas de dinamizar as
operações e gerar novos empregos e renda no setor
Buscar – em portos internacionais que tenham sinergia ou semelhanças com o Complexo Portuário da Baixada Santista – as melhores práticas na relação porto/cidade, a excelência na gestão portuária e novas experiências de sucesso que possam ser implantadas tanto na Administração Pública quanto na iniciativa privada, são os principais objetivos da visita que a delegação do Santos Export fará, a partir do próximo domingo (20), a portos da Alemanha e da Dinamarca.
E Cubatão embarca nessa viagem, levando na bagagem o fato de que 16% de toda a movimentação do complexo portuário regional acontece nos terminais cubatenses, além de a cidade possuir características que favorecem a ampliação das atividades portuárias, abrindo ainda uma ampla gama de oportunidades para implementação de novos empreendimentos e atração de novos investimentos para o setor. Diante disso, a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa de Mendonça Silva, uma das integrantes da delegação, está fazendo as malas para buscar o benchmark (termo utilizado pela indústria para definir padrão de excelência) dos portos europeus.
Composta ainda pelos prefeitos de Santos, João Paulo Tavares Papa; de Guarujá, Maria Antonieta de Brito; e de São Vicente, Tércio Garcia, e seus respectivos secretários municipais das pastas afetas ao setor; pelos deputados estaduais e federais da região, pela diretoria do Sistema A Tribuna de Comunicações e por representantes das principais empresas que operam no porto, a delegação do Santos Export (evento anual voltado à discussão do sistema portuário, realizado pelo jornal A Tribuna) desembarca em Hamburgo no próximo domingo para cumprir uma extensa programação de cooperação técnica, que só termina na noite de sexta-feira (25), já em Copenhague, capital da Dinamarca.
O secretário de Comércio, Indústria, Porto e Desenvolvimento de Cubatão, Benito Martinez Gonzalez, explica que a viagem a portos europeus, a exemplo do que já ocorria em anos anteriores, é uma “extensão internacional” do Santos Export, um seminário realizado no âmbito nacional. “É uma continuidade daquele processo. A busca por informações e experiências aplicadas em portos de reconhecida excelência técnica é fundamental para o aprimoramento da gestão portuária e para a formulação de novos conceitos nas relações porto-cidade”, avalia.
A prefeita Marcia Rosa relembrou que – por ocasião da participação de Cubatão no seminário Santos Export – havia abordado, por um lado, as características da cidade como área industrial e portuária que favorecem a atração de novos investimentos e, por outro, a preocupação da Administração com o resgate social, “que pode ser alcançado pelo incremento do setor portuário e também pela implementação de novas atividades, como a indústria naval”.
Diante disso, ela crê que “o município tem nesse intercâmbio uma excelente oportunidade de adquirir tanto o conhecimento tecnológico que possibilite a modernização e aperfeiçoamento da gestão quanto – e isto é o mais importante – obter o conhecimento de como se operam, como estão definidas nesses países as relações entre autoridade portuária e Administração Pública, a participação e responsabilidades de cada um. É preciso redimensionar, em nossa região, o envolvimento do poder público nessa relação porto-cidade-estado. Vamos lá buscar conhecimento para que possa ser aplicado aqui. Porém, com o olhar voltado para a recuperação do enorme passivo social que a cidade possui”, enfatizou.
Gonzalez reforçou essa visão, ao salientar que as operações no porto de Cubatão já equivalem a 16% de toda a movimentação do porto de Santos. “Mas esses 16% ganham muito em importância, em face do faturamento que isso representa. No geral, Santos é responsável pelo escoamento da produção de outras regiões. O porto de Cubatão exporta a produção local, oriunda do Pólo, gerando emprego e renda para o município”, conclui.
Programação – As atividades têm início na manhã de segunda-feira (21), com visita aos escritórios da Hamburg Port Authority, a administração portuária de Hamburgo, onde serão tratadas questões como arrendamento de áreas portuárias, autoridade portuária, mão-de-obra, porto/cidade, entre outras. Na terça-feira (22), visita ao escritório da armadora Hamburg Sud, onde serão abordados assuntos como a relação porto/cidade, planejamento urbano e relação municípios/estados.
No dia 23, quarta-feira, a delegação viajará para Copenhague, distante 320 quilômetros da cidade portuária alemã, onde na quinta-feira (dia 24), haverá visita ao porto local e encontro com autoridades político-administrativas.
Na sexta-feira, dia 25, a programação será cumprida na cidade portuária dinamarquesa de Esbjerg. O retorno da delegação ao Brasil está previsto para o dia 26, sábado.
Autor: Depto Imprensa Prefeitura de Cubatão