Dubai inaugura primeiro metrô do Golfo

O emir de Dubai, Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, inaugurou ontem (09) o sistema de metrô do emirado, o Dubai Metro. A cerimônia aconteceu na estação Mall of the Emirates, segundo informações do jornal local Gulf News.

Maktoum, que é também vice-presidente e primeiro ministro dos Emirados Árabes Unidos, foi o primeiro a percorrer o trajeto, juntamente com outras autoridades do país. O trem partiu da estação Mall of the Emirates e seguiu ao longo da rodovia Sheik Zayed rumo à estação Al Rashidiya, atraindo olhares de motoristas curiosos.

Dubai é a primeira cidade da Península Arábica a ter uma rede de metrô. A obra faz parte de uma estratégia do governo de desenvolver um sistema integrado de transporte que também inclui ônibus, transporte marítimo e uma infra-estrutura rodoviária de alto nível.

O Dubai Metro tem o sistema de trens sem condutor mais extenso do mundo. De acordo com o Departamento de Estradas e Transporte de Dubai (RTA), o sistema custou 28 bilhões de dirhans (US$ 7,6 bilhões) e foi concluído em quatro anos. Ainda segundo o RTA, 1,8 milhão de passageiros deverão ser transportados por dia em 2020.

A estação de metrô Union Square, no bairro central de Deira, tem a maior área coberta do mundo. São 25 mil metros quadrados – 230 de comprimento, 50 de largura e 18 de altura -, de acordo com Mattar Al Tayer, diretor executivo do RTA.

Integração

De acordo com o CEO da Agência Marítima do RTA, Khalid Al Zahed, o metrô será integrado ao sistema de transporte aquático de Dubai, que inclui balsas, barcos para transporte de passageiros e embarcações tradicionais, conhecidas como “abras”.

Conexões entre o metrô e o sistema aquático deverão ser construídas em pelo menos quatro estações, em ambos os lados do Dubai Creek, canal que divide o emirado. Os usuários terão acesso por meio de passarelas cobertas e com ar-condicionado. O interior das estações será decorado com temas baseados nos quatro elementos da natureza: água, fogo, terra e ar.

Vermelha e Verde

O sistema de trilhos do metrô se divide em duas linhas: a Linha Vermelha e a Linha Verde. A Linha Vermelha, inaugurada ontem, tem 52 quilômetros de extensão e vai da localidade de Rashidiya até Jebel Ali, com um total de 29 estações, mas apenas 10 começaram a operar. Já a Linha Verde, prevista para 2010, terá 22,5 quilômetros e vai unir os bairros de Al Qusais e Jaddaf, com 18 estações.

Autor: Agência de Notícias Brasil/Árabe