Dersa diz que nova pista vai suportar tráfego

Dersa diz que as novas pistas da marginal Tietê vão suportar a demanda de trânsito “por um longo período”. Segundo nota da assessoria, “não podemos analisar a marginal isoladamente. É preciso levar em consideração que a conclusão das obras vai coincidir com o término do trecho sul do Rodoanel e da duplicação da avenida Jacu-Pêssego”. A empresa cita ainda o término do trecho norte do Rodoanel, previsto para 2014. 

Para a Dersa, não faz sentido a crítica segundo a qual a Nova Marginal seria uma obra sem articulação com o resto da cidade. “A Nova Marginal não é uma obra isolada. Faz parte de uma série de investimentos em transporte do governo estadual.” Para a assessoria, ela foi submetida a audiências públicas, das quais participaram arquitetos e urbanistas.

Sobre a crítica de que a obra estimularia o uso de carro, diz que “a prioridade do Estado é o transporte público”. Metrô e CPTM, diz a nota, investirão R$ 20 bilhões de 2007 a 2010. A nota diz que 1,2 milhão de veículos passam pelas marginais todo dia e “é preciso viabilizar o fluxo desses motoristas”.

A Nova Marginal não contradiz o Rodoanel, diz a Dersa: “O objetivo primordial do Rodoanel não é tirar carros das marginais, mas sim caminhões. Estima-se que com a conclusão do trecho sul haverá 43% menos caminhões na av. dos Bandeirantes e 47% menos na marginal Pinheiros”.

Autor: Folha de S.Paulo