A cobrança de pedágio no sistema Anchieta-Imigrantes poderá ser instituída também para as motos que seguem em direção ao litoral paulista. Se aprovada, a tarifa ficará em torno de R$ 8,90, o correspondente a 50% do que é cobrado dos veículos de passeio.
De acordo com a Secretaria de Estado dos Transportes, o pedágio para motocicletas ainda está sob análise e, para entrar em vigor, precisa ser aprovado pela Procuradoria-Geral de São Paulo. “O objetivo dessa medida é investir no aumento da segurança dos próprios motociclistas — incluindo socorro médico e mecânico — e em melhorias na própria estrada”, afirma a pasta.
Ainda segundo a secretaria, cerca de 25% dos acidentes nas estradas estaduais envolvem pedestres, ciclistas e motociclistas, “que geralmente resultam em vítimas fatais ou consequências mais graves”.
Cobrança – O governo de São Paulo autorizou no ano passado a cobrança de pedágio para motos nas rodovias contempladas na segunda etapa do programa de concessões, que envolvem cinco corredores e o trecho Oeste do Rodoanel. Juntas, elas somam 1.763 quilômetros de extensão. A taxa já foi incorporada no sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto, via Dutra e Régis Bittencourt.
Autor: Diário Online