Empréstimo para a instalação do sistema será feito por agência francesa.
Após o evento, presidente da França seguiu para a Base Aérea de Brasília.
Antes de embarcar de volta para Paris na tarde desta segunda-feira (7), o presidente da França, Nicolas Sarkozy, compareceu à solenidade de apresentação do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ao lado do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.
O governador pretende concluir a implantação do VLT, também conhecido como metrô leve, em Brasília, antes da Copa de 2014. A empresa francesa Alstom, que vai liderar o consórcio de instalação do novo sistema, é investigada pelo Ministério Público por supostas irregularidades em contratos com o Metrô de São Paulo.
Sarkozy permaneceu no local por menos de dez minutos. Ele não falou com o público nem com a imprensa, mas, antes de ir embora, desceu do palco para cumprimentar populares com bandeirinhas da França confeccionadas pelo Governo do Distrito Federal. Este foi o último evento do presidente francês antes do retorno à França. Do Setor Comercial Sul, no centro de Brasília, a comitiva seguiu para a Base Aérea.
O governador Arruda espera assinar um contrato de empréstimo internacional com a Agência Francesa de Desenvolvimento, no valor de R$ 380 milhões, para a instalação do VLT. A concretização do empréstimo ainda depende de aval do Tesouro Nacional e do Senado.
Para a Copa de 2014, a intenção é que o metrô leve ligue o aeroporto ao centro da capital. O veículo terá capacidade para transportar até 12 mil passageiros por dia, sendo 550 a cada viagem.
Independentemente de a verba ainda não ter sido obtida, o governador Arruda, durante discurso ao lado de Sarkozy, prometeu inaugurar os primeiros 6 km do VLT no dia 7 de setembro do ano que vem.
Autor: G1