Teste para a colocação de estacas abre trabalhos, que vão até abrilA instalação preliminar das estacas de sustentação no Porto de Itajaí, que começa a ser feita hoje, antecede um período de mobilização no canteiro de obras que promete ter sua limpeza concluída até o dia 20 de abril de 2010.
A expectativa da Secretaria Especial de Portos é de que a obra de reconstrução da entrada marítima, que teve dois dos seus berços destruídos pelas fortes chuvas, seja concluída em até sete meses.
Ainda hoje, técnicos da Secretaria, juntamente com funcionários do porto e do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias, farão um teste de colocação das estacas, com o objetivo de determinar o tamanho dos equipamentos. Levantamentos iniciais da secretaria apontaram a necessidade de as estacas alcançarem os 50 metros de comprimento.
Segundo o ministro dos Portos, Pedro Britto, parte das estacas de aço necessárias para o recomeço das obras já foram encomendadas, no tamanho previsto pelos estudos. O custo total desta compra ficou em R$ 33,53 milhões.
A primeira parte dos trabalhos, de mobilização e instalação dos canteiros de obras, deve ser concluída em 14 de outubro. A parte tida como a reconstrução do berço, com o estaqueamento, concretagem e pavimentação, deve ser a mais demorada, com previsão de término de 180 dias.
A obra no porto será feita pelo mesmo consórcio que já havia começado o serviço, mas paralisado as obras após detectar a necessidade de alterações no projeto.
Autor: Diário Catarinense