Companhia brasileira e grupo de Dubai passam a deter 51,5% das ações do Embraport, em construção na cidade de Santos (SP)
A Odebrecht, em parceria com a DP World (Dubai Ports World), operadora global de terminais marítimos, comprou 51,5% da Embraport (Empresa Brasileira de Terminais Portuários), maior terminal portuário privado multiuso do Brasil, que está sendo construído na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo. O anúncio do negócio foi feito nesta segunda-feira, dia 31 de agosto.
Segundo a Odebrecht, com a parceira, a DP World fornecerá sua experiência no desenvolvimento e operação de instalações portuárias multiuso e a companhia brasileira ficará responsável pela construção e gestão do projeto. As empresas já trabalham juntas na construção dos terminais de contêineres de Callao, no Peru e de Doraleh, em Dijibuti, na África.
Orçada em cerca de US$ 500 milhões, a primeira fase do projeto deverá ser concluída em 2012 e terá capacidade aproximada de 1 milhão TEU (contêiner equivalente a vinte pés). Já o projeto completo, que ficará pronto somente em 2014, poderá abrigar mais de 1,5 milhão de TEU e cerca de 2 bilhões de litros de etanol.
A partir de agora, o Grupo Coimex, líder do projeto desde sua concepção, passa a ter 15,27% de participação e o Fundo de Investimento FI-FGTS da Caixa Econômica Federal, 33,33% das ações.
Autor: PINIWeb