As palestras da Siemens “A Solução Verde para a Mobilidade das Cidades Brasileiras – CityVal e Solução Verde para a Mobilidade das Cidades Brasileiras – Veículos Leves Sobre Trilhos/Avenio” ocorridas hoje (26 de agosto) no período da manhã, na 15ª Semana de Tecnologia Metroferroviária – evento que acontece desde o dia 25, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo e se estende até 28 de agosto de 2009 -, apresentou duas alternativas de transporte urbano.
A primeira delas foi o City Val, veículo tracionado sob pneus que funciona de maneira totalmente automática. “Ele possui três principais vantagens. Uma delas é o sistema de energia, que possui um acumulador capaz de fazer economia na ordem de 20% a 30%. Outra vantagem é a redução de obras civis que, comparando com o metrô, fica em torno de 40%. A terceira é redução da emissão de CO2”, afirmou Rezier Possidente, gerente de vendas da Siemens.
Ele também explicou que esse transporte exige uma via totalmente segregada, sem cruzamentos. O conforto para o usuário é grande. “Está sendo estudada a implantação na região de Tiradentes, com a ampliação de 12 km além do metrô”, contou.
“O Avenio é um veículo leve sob trilhos (VLT) que não precisa de pista segregada, o que faz dele uma solução para locais como a Baixada Santista, por causa do espaço reduzido”, disse Juarez Barcellos, coordenador de vendas da Siemens. Segundo ele, esse meio de transporte substitui o City Val e é uma alternativa ao metrô, além de permitir a redução de 80t de CO2 por ano.
Amanhã, 27 de agosto, a 15ª Semana abre os trabalhos com as palestras técnicas: o metrô de São Paulo e o uso da tecnologia na prevenção de atentados terroristas; concretagem da lage de fundo do poço sul da Estação Vila Pudente – lote 8 da Linha 2 Verde; construindo os entornos do metrô; carências do transporte coletivo na região metropolitana de São Paulo; o usuário do futuro; aspectos gerais da obra civil da Linha 4 – Amarela do Metrô-SP no trecho executado com Shield EPB; transporte coletivo na região metropolitana de São Paulo; Adelco – baterias alcalinas de níquel cádmio da Saft para trens e locomotivas; análise comparativa entre as arquiteturas centralizada e distribuída; relato da execução de túnel NATM em maciço de alteração de rocha na Linha 4 – Amarela do Metrô; VLT – Veículo Leve sobre Trilhos – Baixada Santista; lidando com os desafios de mobilidade nas cidades brasileiras: tecnologias de ponta para novos projetos ferroviários.
Autor: Katia Siqueira