Arranha-céu inspirado na arquitetura árabe tradicional terá “cachoeira”

Projeto do arquiteto alemão Jan Kleihues prevê duas torres de alturas diferentes integradas a um bloco horizontal. Fachadas terão estrutura metálica com aberturas em formato de diamantes lapidados e queda d'água de 200 metros de altura


As obras da Tower 69, em Trípoli, na Líbia, foram iniciadas em agosto. Assinado pelo arquiteto alemão Jan Kleihues, do escritório Kleihues + Kleihues, o projeto prevê a construção de duas torres de alturas diferentes integradas a um bloco horizontal, que abrigarão hotel, salas comerciais, apartamentos e lojas. 
O empreendimento deverá ser concluído em 2012.
Segundo o escritório alemão, o projeto foi inspirado na arquitetura árabe tradicional e na geometria de blocos adotada na Líbia. A ideia era construir dois edifícios de proporções diferentes, como se fossem a continuação de antigas residências do centro histórico de Trípoli. 

Na torre maior da Tower 69 prevista por Kleihues, será instalado um hotel cinco estrelas com 456 quartos e suítes. Já na menor, serão localizadas salas comerciais e apartamentos. No centro, por fim, estarão os restaurantes, bares, lojas e a sala de conferência do empreendimento.
O arquiteto apostou nas fachadas como um dos diferenciais do projeto: serão revestidas com uma estrutura metálica sofisticada, com aberturas em formato de diamantes lapidados. Além disso, a fachada da torre do hotel terá uma queda d'água com cerca de 200 metros de altura. 

O projeto para o edifício foi escolhido no fim de 2007, quando Kleihues ganhou a competição internacional organizada pela Libya Africa Investment Portfólio, a contratante da obra. Concorria com o alemão, escritórios como COOP Himmelb(l)au, da Austria, Masimiliano Fuksas Achitetto, da Itália, e Harry Seidler and Associates, da Australia.

Autor: PINIWeb