Com encomendas que ultrapassam US$ 3 bilhões e a necessidade de cerca de 40 mil trabalhadores em todo o país, o desenvolvimento do setor naval deixou de ser uma promessa para tornar-se uma realidade para a economia do Brasil. Porém, para que estes investimentos efetivamente ocorram, gargalos como mão-de-obra qualificada, modernização tecnológica e qualificação de fornecedores se fazem necessários para que a indústria naval seja autossustentável.
Dentro deste contexto, a região sul do Estado tem tido a competência de buscar espaço neste mercado, uma vez que grandes investimentos estão sendo feitos e outros ainda estão por vir, principalmente na cidade do Rio Grande. O Sebrae/RS, em parceria com a Petrobras, sabendo da necessidade por fornecedores qualificados, tanto para o setor naval como para a indústria de fertilizantes (com presença forte na região) busca, através do projeto, a inserção de MPE's gaúchas neste segmento, atuando sempre em parceria com as entidades locais e grandes empresas do setor que estão na região.
Nesta quarta-feira, 26, o Sebrae/RS recepciona as grandes empresas do município do Rio Grande para um café da manhã, com o objetivo de apresentar a proposta para composição de parceria como âncoras do projeto. O evento ocorrerá às 8h30min, na unidade Sebrae no Porto. “A participação das grandes empresas locais como parceiras do projeto é fundamental para a viabilização de fornecedores e subfornecedores qualificados que atendam aos requisitos de contratação, criando um mercado competitivo e sustentável, estimulando processos locais de desenvolvimento”, informa a Gestora do Projeto do Sebrae/RS, Michele Silveira.
O Projeto de Adensamento da Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia da Região Sul do RS qualificou nos últimos dois anos, 21 (vinte e uma) empresas, e, para o período de 2009-2011, o projeto pretende ampliar a carteira de fornecedores qualificados, fomentar as oportunidades de negócios e, com isso, contribuir para o desenvolvimento da região sul.
Participam do projeto empresas ligadas a diversos setores de diferentes municípios, além do Grupo GR3, Construção Sul e Construmar.
O projeto tem como principais parceiros Petrobras, Superintendência do Porto do Rio Grande, Prefeitura Municipal, Fiergs, Onip, Prominp, Rede Petro/RS, Sedai/RS.
Autor: Agora – o Jornal do Sul