Agora parece que vai. A obra da lendária Estrada Boiadeira deve ser concluída em fevereiro de 2011, segundo o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte). Os trabalhos foram retomados no último dia 3 de agosto. Aberta em meados dos anos 40, a estrada já foi tema de muitas reuniões políticas e se tornou notícia em jornais, telejornais, rádios e em rodas de amigos. Por várias vezes, a pavimentação foi iniciada, mas até agora há ainda um longo trecho para ser concluído.
A Boiadeira recebeu os primeiros serviços de pavimentação em meados de 1987, realizados pelo Governo do Estado, consequentemente, após a federalização, o Governo Federal deu prosseguimento em 1998, concluindo assim o primeiro lote, trecho compreendido entre Guaraitava/Campo Mourão, perfazendo uma extensão de mais ou menos 33 quilômetros.
O trecho que está sendo trabalhado atualmente fica entre a rodovia PR-180 com a PR-323 (B) (Cruzeiro do Oeste) – entre a rodovia PR-479 (Tuneiras do Oeste), do km 117,1 ao km 136,6, perfazendo uma extensão de 19,5 quilômetros, porém, ao todo serão executados nesta obra 18,7 quilômetros. Estão sendo disponibilizados 50 operários e 25 máquinas, entre caminhões, tratores, motoniveladoras e rolos compactadores.
No trecho trabalhado estão sendo realizadas terraplanagem, drenagem e contenção de erosões. A obra foi dividida em quatro lotes, que devem ser executados simultaneamente. Atualmente, o custo do trecho em obras foi orçado em R$ 38.000.000,00, mas o DNIT não soube precisar quantos outros milhões já foram gastos na pavimentação faraônica, porque parte desses investimentos foram efetuados pelo Governo do Estado do Paraná. A empresa responsável pelos trabalhos é a Momento Engenharia da Construção Civil Ltda.
Função da Boiadeira – A rodovia BR-487 será a principal ligação entre as regiões produtoras do centro oeste brasileiro e da região noroeste do Estado do Paraná com o Porto de Paranaguá, utilizando-se do Complexo de Pontes em Porto Camargo construído pelo Governo do Estado do Paraná. Todos os possíveis riscos ambientais já foram discutidos durante a fase de licenciamento ambiental e serão sanados durante a execução das obras.
A Boiadeira terá pista simples, mas com faixa do domínio de 70 metros, dos quais 25 metros para o lado direito e 45 metros para o lado esquerdo, já prevendo uma futura duplicação. Ainda estão incluídos no projeto quatro viadutos que darão acesso a Alto Paraíso, Ivaté, Maria Helena e Cruzeiro do Oeste, além de quatro interseções do tipo rotatória para acesso a Porto Camargo, Xambrê, Santa Eliza e Três Placas.
O projeto prevê também a construção de duas pontes, uma sobre o Ribeirão Piava, com 75 metros, e outra sobre o Rio Corimbatá, com 120 metros.
470 km no Paraná – Prometida por vários governos, a BR-487 liga Dourados (MS) a Ipiranga na região Central do Paraná, numa extensão total de 595 quilômetros. No Paraná a rodovia tem 470 quilômetros, entre Porto Camargo e Ipiranga. O trecho mais importante fica entre Porto Camargo (divisa com o MS) e Campo Mourão, onde há grande tráfego entre os dois Estados.
Autor: Umuarama Ilustrado