Arquitetos americanos criam pirâmide resistente a furacões para Nova Orleans

Cidade flutuante sustentável abrigaria 20 mil unidades residenciais, três hotéis, lojas, espaços culturais, de saúde, escolas, um escritório administrativo e um estacionamento para oito mil carros

Os escritórios americanos Ahearn Schopfer Associates e Cambridge Seven Associates desenvolveram um projeto conceitual de uma cidade flutuante em formato de pirâmide à margem do rio Mississipi, em Nova Orleans, nos Estados Unidos. A estrutura é resistente a furacões e possui capacidade para abrigar cerca de 40 mil pessoas. 

Com 360 metros de altura, o projeto, batizado de Noah (New Orleans Arcology Habitat), é formado por três torres de 30 andares, cada uma em forma de triângulo, que se convergem na parte superior. O formato facilita a dissipação do vento, um dos grandes problemas da região.
Esse formato também contribui com o objetivo principal do projeto: a criação de uma estrutura capaz de suportar os furacões que devastam a cidade, como o Katrina, que atingiu a região em 2005. O lugar serviria de refúgio para os habitantes de Nova Orleans. 

O Noah pode comportar, em suas colunas, cerca de 20 mil unidades residenciais, três hotéis, lojas, espaços culturais, de saúde, escolas, um escritório administrativo e um estacionamento para oito mil carros. 

A pirâmide flutuante usaria energia renovável por meio de sistemas como painéis solares, turbinas eólicas, reciclagem de água doce e um sistema solar que utiliza as vidraças dos apartamentos. Também visando a sustentabilidade, a estrutura terá ligações de transporte elétricas internas verticais e horizontais, que eliminam a necessidade da utilização de carros na cidade. 

Clique aqui e veja o vídeo de apresentação do projeto 

Autor: PINIweb