Consulta pública sobre trem rápido acaba hoje

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) encerra hoje, às 18h, a consulta pública para colher sugestões sobre os estudos do projeto de implementação do sistema de trens de alta velocidade (TAV), que ligará as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Os interessados em contribuir, sugerir ou tirar dúvidas sobre os estudos de demanda, traçado, operação e custos do projeto poderão encaminhar as contribuições por escrito, para a sede da agência em Brasília ou na página do órgão na internet (www.antt.gov.br).

Os dados serão consolidados e disponibilizados posteriormente pela ANTT.

O governo federal definiu o modelo de concessão que constará no edital de licitação para implantação, operação e manutenção do trem de alta velocidade: o consórcio que oferecer a menor tarifa a ser cobrada do passageiro, tiver melhor tecnologia e exigir o menor aporte de recursos do governo vai ganhar a concessão de um dos maiores projetos de infraestrutura do País.

A informação é do deputado federal Carlos Zarattini (PT), que integra a Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal e acompanha esse projeto junto ao governo.

O governo pretende publicar o edital de licitação do trem-bala em meados de setembro deste ano. A expectativa é de que em meados de dezembro já seja possível receber as propostas das licitantes. Segundo o Ministério dos Transportes, serão dados pesos para as partes técnicas e para a parte de preços.

Na audiência pública que ocorreu em junho, em Brasília, para discutir o projeto, o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse que enquanto recebe as contribuições públicas, o edital será encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU), que deverá analisá-lo até o fim de setembro. Com isso, espera-se realizar o leilão em 2009.

Tanto Passos quanto o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo, admitiram, na audiência, que o governo precisa bancar parte do projeto, mas não mencionaram valores, alegando necessidade de conclusão dos estudos. Mas adiantaram que o suporte financeiro do governo pode não se restringir apenas ao orçamento do projeto, mas abranger condições de financiamento e a renúncia fiscal na execução da obra. O empreendimento foi orçado pela consultoria Halcrow, contratada pelo governo, em R$ 34,6 bilhões. “Se o governo isentar a obra de tributos, pode-se dizer que o consórcio terá um parceiro que arcará com 18% dos custos da implantação do trem”, disse o deputado.

Tarifa

O estudo apresentado pela Halcrow indica que a tarifa do trem de alta velocidade (TAV) entre Campinas e São Paulo será R$ 31,20 e entre Campinas e Rio ficará em R$ 200,00.

O TAV terá um mix de estações novas e revitalizadas. No Rio de Janeiro, há planos de revitalizar e reconstruir a estação abandonada em Barão de Mauá que é próxima à principal estação rodoviária Novo Rio. Também foi feita uma previsão de uma unidade de manutenção leve e desvios para unidades de apoio em Barão de Mauá. A estação seguinte é uma nova estação subterrânea para servir ao aeroporto do Galeão.

A partir de São Paulo, o traçado do TAV vira a Noroeste para a cidade de Campinas. Ao Norte de São Paulo, há condições para uma nova estação opcional em estilo alameda em Jundiaí. O traçado então prossegue em direção ao Norte para uma outra estação no aeroporto de Viracopos. Dessa forma, o traçado do TAV atende a uma aspiração de conectar os aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Galeão aos principais centros urbanos. A estação final é em Campinas. Essa será uma estação revitalizada, incluindo desvios para unidades de apoio.

A estação do aeroporto de Guarulhos será subterrânea, próxima aos principais edifícios do terminal.

Autor: Paulínia News