Obra do túnel que desabou na Estação Pinheiros é concluída em São Paulo

Consórcio Via Amarela agora trabalha na construção da parte referente à estrutura da futura estação 

A obra do túnel da Estação Pinheiros do Metrô, na Linha 4-Amarela, que desabou em janeiro de 2007, já foi concluída pelo CVA (Consórcio Via Amarela). A empresa trabalha agora na construção da parte referente à estrutura da futura estação, executando as lajes das salas operacionais e os níveis de mezaninos. 

Entre as estações Faria Lima e o Pátio Vila Sônia foi utilizado o método de construção NATM (New Austrian Tunnelling Method). Neste sistema, após a escavação do túnel, executa-se o concreto projetado que, associado às cambotas metálicas, chumbadores e fibras no concreto, dão suporte ao maciço. Já no trecho entre as estações Faria Lima e Luz, o consórcio optou pela utilização de Shields TBM (Tunnel Boring Machines), conhecido como Megatatuzão. 

De acordo com o CVA, a concretagem da laje de fundo da Estação Pinheiros, com altura de 4 m, foi executada em duas etapas, devido ao grande volume. A primeira fase aconteceu no início de janeiro deste ano, quando foram lançados 2,4 mil m³ de concreto. A segunda etapa foi realizada no final do mesmo mês, com o lançamento de mais 2,9 mil m³ de concreto. 

Segundo o consórcio, as obras no canteiro da futura estação Pinheiros, e de toda a Linha 4, seguem em ritmo normal e de acordo com o cronograma. A previsão é de que sejam concluídas no primeiro semestre de 2010. 

Autor: PINIWeb