A novela da reconstrução do porto de Itajaí, no Litoral Norte, deve ter mais um capítulo hoje. O prefeito da cidade, Jandir Bellini (PP) informou que o governador Luiz Henrique (PMDB) irá a Brasília para acelerar as obras no porto. Para isso, terá uma reunião com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), às 17h30min para convencê-lo a prorrogar o decreto de situação de emergência para a região, que foi vencido em maio deste ano.
Sem o decreto, o Tribunal de Contas da União (TCU) não irá autorizar a continuidade das obras em caráter emergencial. Geddel não renovou o decreto porque há uma auditoria na Defesa Civil a pedido do senador catarinense Raimundo Colombo (DEM). Outra opção estudada para as obras no porto, segundo apurou a reportagem em conversa com a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), é que o Exército assuma de fato a reconstrução.
Prefeitura vê calamidade caso o problema continue – Desde que o porto foi parcialmente destruído pelas chuvas, que castigaram o Estado no final de 2008, as autoridades municipais e também as do governo catarinense se empenham para conseguir dotar Itajaí das mesmas condições de operação existentes antes da catástrofe climática.
Caso contrário, o prefeito da cidade prevê que a cidade de Itajaí passará por uma grande calamidade sem o porto em condições ideais de movimentação de cargas.
Autor: Diário Catarinense