A Escola Politécnica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) anunciou a criação do primeiro curso de graduação em Engenharia Nuclear do país. Serão oferecidas 20 vagas para o primeiro semestre de 2010 e as vagas já estarão disponíveis a partir do próximo vestibular, que acontece no segundo semestre deste ano. O objetivo é atender à demanda de profissionais por parte do novo Programa Nuclear Brasileiro. Para os alunos que já cursam o ciclo básico da Engenharia, a instituição oferece 30 vagas.
O aumento de profissionais formados na área nuclear atende aos interesses do país com retomada do Programa Nuclear Brasileiro e a construção da Usina Nuclear Angra 3, em Angra dos Reis (RJ).
O coordenador do Programa de Engenharia Nuclear (PEN) da Coppe/UFRJ, professor Su Jian, explica que a nova graduação permitirá a formação de um profissional mais completo e voltado para a Engenharia Nuclear desde sua base de curso. “Estarão completas todas as etapas: graduação, mestrado e doutorado”, disse o professor.
Atualmente, o PEN oferece cursos de mestrado e doutorado em cinco áreas de pesquisa: Física de Reatores, Física Nuclear Aplicada, Engenharia de Reatores, Análise de Segurança e Engenharia de Fatores Humanos.
Autor: Setorial News – Energia