A informática permitiu um salto de qualidade na vida das pessoas e hoje está presente nos mais variados setores, como nas comunicações, nos serviços de saúde e no transporte. E a afirmativa também é verdadeira em relação aos órgãos encarregados da vigilância e fiscalização, entre eles a Alfândega do Porto de Santos, que, há pouco mais de um ano ativou o programa Siscomex Carga.
Implantadocom a finalidade de garantir maior controle das cargas e também sobre as embarcações que escalam na Cidade, o novo sistema vem apresentando resultados bastante expressivos. No mês de junho deste ano, por exemplo, possibilitou um recorde no valor das mercadorias apreendidas – R$ 163 milhões, cifra 106% maior que a registrada no mesmo período do ano passado.
Eficiente, o programa permite acompanhar um contêiner desde sua origem, como explica o inspetor José Guilherme de Vasconcelos: “Teve uma apreensão recente em que, para ter escondida a procedência chinesa, a carga ficou estacionada no Porto de Miami (EUA) e passou por outros países até chegar aqui. Quando chegou, estávamos esperando por ela”. Sem dúvida, uma valiosa ajuda no combate ao contrabando e à sonegação fiscal, que todo ano tiram do País recursos que poderiam ser aplicados em áreas prioritárias, como saúde e educação. Razão pela qual se deve aprimorar cada vez mais o novo sistema.
Autor: A Tribuna