Antaq e Docas analisam expansão do Porto

Os diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, Murillo Barbosa e Tiago Lima (que tomou posse em abril último), estiveram na manhã de ontem na sede da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) para uma reunião com o presidente da estatal, José Roberto Correia Serra.

Logo após, as autoridades seguiram para uma visita técnica ao cais santista. O Terminal de Contêineres (Tecon), arrendado à Santos-Brasil S.A., na Margem Esquerda (Guarujá) do complexo, foi um dos locais visitados pelo grupo.

Segundo a assessoria da Antaq, o objetivo do encontro foi a apresentação, pela Docas, dos principais projetos de expansão e mandamento no Porto de Santos, assim como os processos licitatórios de alguns dos terminais do complexo marítimo.

A imprensa foi impedida de acompanhar a passagem dos diretores do órgão regulador pelo cais santista.

No final do último mês, representantes da agência, entre eles o diretor Murillo Barbosa, estiveram no Porto a convite da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra). Na ocasião, eles visitaram os terminais da Localfrio, em Guarujá, e do Tecondi (Terminal de Contêineres da Margem Direita S/A), em Santos. Além disso, a bordo de uma lancha, a comitiva conheceu as margens esquerda e direita do Porto, além dos terminais privativos da Fosfertil e Cosipa, no Canal de Piaçaguera.

A Antaq é responsável por regular as atividades de prestação de serviços e de exploração da infraestrutura de transportes aquaviários, sempre harmonizando os interesses dos envolvidos.

Autor: A Tribuna