Petrobras inicia obra da Clara Camarão no próximo mês

No início do próximo mês, uma cerimônia marcará o início oficial das obras da Refinaria Potiguar Clara Camarão, que será instalada no Pólo Industrial de Guamaré. Na solenidade, será empossado o gerente geral da unidade de refino, Ney Argolo. De acordo com o secretário estadual de energia e assuntos internacionais, Jean-Paul Prates, as obras foram iniciadas em junho passado e demandarão um investimento de US$ 200 milhões.

O secretário reafirma que a refinaria deverá passar a operar em 2010, já com capacidade para processar 30 mil barris de petróleo por dia, devendo dobrar essa produção até 2011. Segundo ele, existe a possibilidade de expandir a produção para cerca de 200 mil barris por dia, contanto que sejam criadas condições de escoamento, como mudanças no porto de Natal e outras alternativas para transporte da produção.

Além da construção da nova unidade, que terá capacidade para produzir 4,5 mil barris de gasolina por dia, a Petrobras realizará melhorias no pólo para produzir óleo diesel com teor de enxofre de 50 ppm (partes por milhão). Com as novas instalações, a expectativa é que o RN passe a ser auto-suficiente na produção de gasolina. “Depois disso, vamos discutir efetivamente planos de expansão no Nordeste”, destaca.

O secretário Jean-Paul explica que o Pólo Industrial de Guamaré funciona com três unidades diferentes, completamente autônomas. “É um conjunto de ativos, com refinaria, planta de biodiesel e instalações de apoio à produção. As obras que estão sendo realizadas no pólo possibilitarão também o funcionamento, em escala industrial, da planta de biodiesel”.

O mercado do RN consome, mensalmente, 22,6 milhões de litros de gasolina, 28,5 milhões de litros de óleo diesel, 7,1 milhões de litros de querosene de aviação, 7,6 milhões de litros de álcool e 6 milhões de botijões de gás de cozinha.

O futuro gerente geral da Refinaria Potiguar Clara Camarão, Ney Argolo, atua hoje como gerente de engenharia da Refinaria Landulpho Alves (Rlam), no Pólo de Camaçari, na Bahia. De acordo com Prates, Argolo se reportará diretamente ao diretor de refino da Petrobras, no Rio de Janeiro. “Aqui no estado só existem as atividades de exploração e produção de petróleo e gás. Com as modificações, Guamaré passará a participar de um plano de refino nacional”.

Autor: Tribuna do Norte