O Instituto Tecnológico Vale (ITV), departamento que coordena ações de ciência e tecnologia da empresa, iniciou a distribuição de 84 bolsas de estudo para alunos de mestrado e doutorado. A iniciativa faz parte da missão do ITV, que tem entre seus principais objetivos fomentar a pós-graduação no país e em especial no estado do Pará. Através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SEDECT) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), foram selecionados 64 alunos de mestrado e 22 de doutorado que receberão as bolsas do ITV, num investimento de R$ 4 milhões por parte da Vale.
A seleção dos projetos foi realizada através de edital lançado em dezembro de 2008 e feita em duas etapas. A primeira, realizada pela Fapespa, analisou o mérito acadêmico dos projetos. A segunda contou com a participação de técnicos especialistas de diversas diretorias da mineradora, que se juntaram para formar o Comitê Vale, e analisou a temática dos projetos. Foram selecionados trabalhos de áreas bem distintas, como Ciência da Computação, Ecologia Aquática, Genética, Neurociência, Biologia Molecular, Engenharia, Geologia, Botânica, Física, entre outras.
“Houve preocupação em escolher temas diversos, que não necessariamente tivessem interesse direto com a área da mineração, desde que apresentassem excelência acadêmica. O foco do edital 2008 foi estabelecer uma dinâmica entre empresa e universidade, estimulando a produção científica de forma abrangente”, explica Luiz Mello, diretor do ITV.
Os beneficiados pelas bolsas irão desenvolver pesquisas com temas tão variados como “Planejamento energético com recuperação de energia do lixo”, da área de Engenharia Elétrica; “Isolamento, caracterização e análise da multipotência de células tronco adultas derivadas do tecido adiposo de bovinos e bubalinos”, da área de Neurociências e Biologia Celular; ou ainda “Análise dos efeitos termodinâmicos de superfície na cidade de Belém utilizando imagens espectrais de alta resolução”, de Ciências Ambientais.
Editais 2009 e 2010 – As próximas ações de fomento do ITV se darão através de mais dois editais, a serem lançados em 2009 e 2010, também em parceria com o SEDECT e a Fapespa, e terão como principal objetivo o estímulo à produção de pesquisas científicas e ao desenvolvimento econômico de base tecnológica da região. O edital 2009 será lançado no segundo semestre do ano e estará aberto a projetos de pesquisadores de qualquer instituição brasileira.
MIT Brasileiro – O Instituto Tecnológico Vale tem o ambicioso objetivo de se tornar uma versão brasileira do Massachusets Institute of Technology (MIT), famoso centro norte-americano de excelência em pesquisa e tecnologia, de onde saíram, desde sua fundação, em 1865, nada menos do que 73 ganhadores do Prêmio Nobel.
Por trás desta lógica de fomento reside o objetivo do ITV de promover a qualificação das instituições de ensino e pesquisa no país. A idéia é que a interação Por trás desta lógica de fomento reside o objetivo do ITV de promover a qualificação das instituições de ensino e pesquisa no país. A idéia é que a interação empresa, universidade e agências do governo estimule a produção científica de excelência e, consequentemente, a atratividade das instituições aos fomentos governamentais, gerando uma dinâmica virtuosa, que beneficie toda a comunidade.
“Claro que para chegar a ser um MIT são necessários anos de investimento e dedicação, mas nós já lançamos a primeira semente e estamos muito comprometidos com este projeto”, diz Luiz Mello.
Com esta iniciativa, A Vale pretende contribuir para estabelecer uma nova cultura de capacitação tecnológica da empresa, privilegiando ações de longo prazo, estruturantes e compartilhadas.
Autor: Portal Fator Brasil