A última avaliação realizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), destacou o Porto do Rio Grande, entre todos os portos organizados do Brasil, como o que obteve melhor grau de integração ao Sistema Permanente para o Acompanhamento dos Preços e Desempenho Operacional dos Serviços Portuários, conhecido como Sistema de Desempenho Portuário (SDP). O porto rio-grandino, que ocupa o topo da lista, foi avaliado como “integrado com grau excelente” – categoria composta pelos portos organizados participantes e com seus dados cadastrais no SDP. A menção obtida é a mais alta, em função dos altos índices de pontualidade e freqüência no envio dos dados das atracações mensais do porto ao sistema, recebendo nota entre 9 e 10.
Para atender a demanda de informações do banco de dados da Antaq o porto rio-grandino procurou adaptar-se rapidamente, implantando o seu próprio sistema informatizado de informações, conhecido como Sistema Porto, desenvolvido pela empresa Marca Sistemas, atual prestadora de serviço na área de informática da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg). O sistema, que integra todas as áreas do Porto Organizado do Rio Grande, congrega as informações que são inseridas on-line, o que elimina a ocorrência de divergências nos dados. A partir de Rio Grande, o sistema também foi implantado nos portos de Pelotas e Porto Alegre, que igualmente receberam grau de excelência na integração dos dados. Outros portos brasileiros já estiveram visitando o porto rio-grandino para conhecer o Sistema Porto, visando sua adoção.
Rio Grande envia os dados eletronicamente para ser integrado ao SDP, enquanto que alguns portos ainda realizam o processo em papel. Além disso, o porto rio-grandino cumpre os prazos de envio dos dados com freqüência e pontualidade. No período de avaliação, que compreendeu 12 meses, sendo realizadas avaliações a cada três meses, o porto gaúcho obteve nota máxima em três dos quatro períodos avaliados.
Visando cada vez mais agilidade na parte de informática, recentemente o Porto do Rio Grande investiu na aquisição de novos microcomputadores, trocando todo o seu parque de informática. Também adotou o sistema de agendamento de cargas on-line. Outra inovação foi a disponibilidade na Web do contracheque de seus funcionários. Além disso, a Suprg está trabalhando na criação de um novo site, objetivando dispor um número maior de informações e um acesso ainda mais ágil e facilitado aos internautas.
Autor: Portal Fator Brasil