INPE é parceiro do SESC nas atividades do Ano Internacional da Astronomia

O SESC de São José dos Campos inicia nesta terça-feira (07/07) a programação “Céu Aberto – O Universo Exposto”, para comemorar o Ano Internacional da Astronomia. As atividades têm a parceria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e se estendem até outubro. 

O objetivo da iniciativa é ampliar o interesse pela cultura científica em crianças, jovens e adultos, e difundir a importância do trabalho científico. Serão realizadas palestras, oficinas, vivências, passeios e sessões de observação do céu, remotas e presenciais. 

A palestra inaugural será apresentada pelo pesquisador Oswaldo Duarte Miranda, às 19h, no auditório do SESC. Em seguida, às 19h30, o pesquisador Hugo Vicente Capelato falará sobre “O Universo das Galáxias”. 

A partir das 21h, o público presente poderá participar de uma sessão de Observação Remota do Miniobservatório do INPE, utilizando os microcomputadores do SESC. Em caso de chuva ou céu encoberto, a atividade será substituída pela Oficina Internet Livre – Astrônomos Amadores. 

Os eventos são gratuitos e abertos ao público, mas há necessidade de inscrição prévia na Central de Atendimento do SESC – Av. Adhemar de Barros, 999 – Vila Adyana. Tel. (12) 3904-2000. 

O Universo para você descobrir – O Ano Internacional da Astronomia em 2009 comemora os quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. É uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. As programações têm forte ênfase na educação, no envolvimento do público e no engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais. 

O interesse do público pelo espaço cósmico nunca foi tão grande, colocando as descobertas astronômicas na primeira página da mídia. O AIA se propõe a satisfazer a demanda do público por informação e por envolvimento, não só ao longo do ano de 2009, maspor meio da herança desta celebração, criando canais de comunicação, programas educacionais a longo prazo e engajando jovens na carreira científica. 

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Autor: INPE