Método vai permitir saber de qual fazenda o leite saiu e a hora em que foi embalado
O rótulo dos alimentos, em breve, vai revelar mais do que ingredientes e nome do fabricante. Uma nova tecnologia de rastreabilidade permitirá aos consumidores, a partir de números impressos junto à data de validade, acessar uma espécie de ficha corrida da comida. A primeira empresa a usar esse sistema será a Aurora, de Chapecó (SC), em sua linha de leite.
Com o novo método vai dar para saber, pela internet, de qual fazenda o leite saiu, horário em que foi embalado e detalhes sobre o controle de qualidade –segundo a fornecedora desse sistema, a TetraPak (a das embalagens longa-vida).
Hoje, o monitoramento é feito pelo número do lote de produção. Com a nova tecnologia, há um controle de cada caixa de leite ou de qualquer outro produto que estiver contido na embalagem rastreável.
Esse tipo de controle vem em um momento em que a preocupação do consumidor com a origem dos produtos está crescendo. Neste mês, a descoberta de que fazendas de gado em áreas desmatadas estavam fornecendo carnes para grandes frigoríficos fez as redes Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart suspenderem compras de carne. Na última semana, os frigoríficos tiveram que se comprometer a criar sistemas para controlar a origem da carne.
Para os produtores, o apelo do novo sistema é passar segurança ao mercado. “Há dúvidas por parte dos consumidores e a indústria tenta responder a isso”, diz Eduardo Eisler, diretor de marketing da TetraPak.
Outra vantagem para os fabricantes é detectar com rapidez a origem de problemas com produtos. Se alguém comprar uma caixinha estufada e entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao
Consumidor, será possível, por meio do número impresso, saber onde aconteceu o problema.
O projeto piloto da Aurora deve ser iniciado neste ano, disse o coordenador do comitê de implantação, Joel José Pinto.
Autor: Folha de S.Paulo