Prefeitura, Universidades, Governo Federal e Abimaq são parceiros na iniciativa
A Prefeitura de São Carlos (a 230 km de São Paulo) entregou esta semana o Projeto Cidade da Energia ao Governo Federal, que deverá investir R$ 60 milhões. A iniciativa prevê a construção de um local de exposição permanente de tecnologias do interesse do Sistema Agroindustrial de Energia, bem como de programas científicos.
O projeto prevê a duplicação da vicinal Guilherme Scatena, implantação de sistema de produção, reservação e distribuição de água potável, drenagem de águas pluviais e lagoa de retenção, redes coletoras de esgoto e estação elevatória, redes de energia, iluminação, telefonia e construção de Estação de Tratamento de Esgoto.
A Cidade da Energia conta ainda com a parceria da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas), responsável por R$ 23 milhões de investimentos em uma área de 240 hectares, parte cedida pela Embrapa e parte desapropriada pela Prefeitura.
A Cidade da Energia tem como principal meta estimular parcerias entre o setor privado, as universidades e os centros de pesquisa, desenvolvendo negócios que aumentem o potencial econômico do país. Participam ainda da iniciativa a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e a USP (Universidade de São Paulo).
Autor: Assessoria de imprensa