Durante o primeiro de uma série de encontros, profissionais discutiram as inovações tecnológicas das arenas e a sustentabilidade dos projetos
Aconteceu dia 3 de junho, em São Paulo, o primeiro dos quatro encontros de 2009 do Fórum de Arquitetos da Copa de 2014. Foi um encontro não-oficial, organizado pelo Sindicato da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) e pelo portal Copa2014.org.br. Os autores de projetos de estádios para a Copa 2014, tanto das cidades escolhidas, quanto das que foram preteridas nesta disputa se reuniram com o objetivo de discutir os problemas e as possíveis inovações tecnológicas a serem implementadas nas doze arenas.
Entre os projetos apresentados, destacaram-se o do escritório Castro Mello Arquitetos para o novo estádio em Cuiabá; o da reforma do estádio do Atlético Paranaense, Arena da Baixada, em Curitiba, pelo arquiteto Carlos Arcos; a criação do parque urbano com mais de 500 mil m2 em Natal pelo arquiteto Paulo Cordeiro; o novo estádio em Manaus do escritório alemão GMP apresentado pelo arquiteto Ralf Amann; e adequação do projeto do Estádio Beira Rio pelo escritório Hype Arquitetos.
Apesar de o escritório Castro Mello ser responsável também pela reforma do Maracanã, o arquiteto Antônio Saraiva, que desenvolveu um projeto sustentável para o entorno do estádio carioca (publicado em AU 179) foi convidado e criticou a possível demolição do estádio de atletismo Célia de Barros e o parque aquático Julio de Lamare. “Não estou aqui apenas como arquiteto, mas também como cidadão do Rio de Janeiro”, defendeu Saraiva.
Durante toda a reunião, foram levantadas questões semelhantes quanto a sustentabilidade (ambiental, econômica e social) dos projetos, a necessidade de investimentos privados e a utilidade dessas arenas no “pós-Copa”. Essas preocupações foram registradas formalmente para orientar as discussões das próximas reuniões. Nos dias 9 a 11 de junho eles voltam a se reunir, dessa vez no Rio de Janeiro e sob a supervisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para discutir os projetos, custos e definir cronogramas de trabalho.
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou no dia 31 de maio as doze cidades escolhidas para sediar os jogos da Copa de 2014. Foram selecionadas Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Autor: PINIWeb