O governo chinês deve participar do projeto de expansão do Porto de Santos. A informação foi confirmada pela Secretaria Especial de Portos (SEP), que divulgou a assinatura de um protocolo de entendimento com o Ministério dos Transportes da China sobre cooperação bilateral na área de portos marítimos.
A consolidação da parceria ocorreu durante a visita ao País da comitiva do presidente Lula, junto do ministro dos Portos, Pedro Brito. Segundo a SEP, a parceria deve estabelecer a “a troca de experiências e melhores práticas nas áreas de planejamento, construção e operação de portos marítimos” e em “políticas e de desenvolvimento portuário”. Fontes do setor dão conta de que a China deve financiar US$ 6 bilhões para a implantação do projeto Barnabé Bragres – que deve duplicar a capacidade das docas santistas.
A SEP confirmou que a expansão do Porto de Santos será o primeiro passo da parceria, com o objetivo de “complementar os estudos que vêm sendo desenvolvidos com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, conforme nota.
As tratativas incluem a oportunidade da China de participar do projeto do pré-sal. Empresas chinesas, por meio do Consórcio Draga Brasil, venceram recentemente a concorrência para dragar (aprofundar) os canais de portos brasileiros.
Autor: O Empreiteiro