Obra duplicará capacidade de transporte ferroviário

As obras de arte da Avenida Perimetral da Margem Direita e a segregação das linhas férreas permitirão ao Porto de Santos adotar novas práticas operacionais no transporte ferroviário de cargas. A ideia é que, com a obra, o complexo tenha condições de duplicar a capacidade de atendimento no modal. 

Segundo o diretor de Infraestrutura da Codesp, Paulino Moreira Vicente, os viadutos que serão erguidos ­ o do Paquetá já está com 90% de conclusão e o da Santa não tem data para começar ­ com 6,5 metros de altura, na coluna mais baixa. A medida possibilitará a circulação de composições double-deck, nas quais são movimentados dois contêineres empilhados por base de vagão. 

Além disso, a construção dos viadutos fará com que as composições possam circular com até 70 vagões. Atualmente, cada trem pode puxar 30 vagões. Isso ocorre para que não haja a interrupção do tráfego rodoviário nos cruzamentos com a linha férrea. 

Outra vantagem, apesar de não ser diretamente ligada à construção dos elevados, é a ampliação de três para cinco o número de ramais. “Essa nova infraestrutura vai possibilitar que o Porto cresça em cargas, mas com eficiência maior na ferrovia”, disse o diretor. 

As linhas férreas estão sendo segregadas, por exemplo, nas proximidades do terminal da Marimex. Isso possibilitou a integração das áreas. Para isso, o terminal perdeu parte do seu terreno, nos fundos.

Autor: A Tribuna