A equipe de alunos da Engenharia Aeronáutica “EESC USP Open”, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), consagrou-se campeã mundial, pela terceira vez consecutiva, na Classe Aberta da “SAE Aerodesign East Competition 2009”, promovida no início de abril em Marietta, na Geórgia (EUA). Os vencedores garantiram suas vagas na disputa após conquistarem as melhores colocações na “X Competição SAE BRASIL AeroDesign”, realizada no ano passado, em São José dos Campos.
A prova contou com 65 equipes divididas em três modalidades – Classe Micro, Classe Regular e Classe Aberta — e reuniu aviões em escala reduzida e radiocontrolados, projetados e construídos por universitários da Europa e Américas. As atividades foram iniciadas com apresentações de projetos e encerradas com sucessivas baterias de testes dos aviões, que tinham como desafio transportar o máximo de carga útil dentro das restrições impostas pelo regulamento.
Além de vencer pela Classe Aberta, o avião da EESC-USP, que tem 4 m de envergadura e pesa 6,5 kg, também rendeu aos estudantes os prêmios em troféus de melhor projeto (SAE Design Award) e inovação tecnológica (SAE Innovation Award) em função do desenvolvimento de um sistema de redução que conecta dois motores de 5cc a uma hélice de 18 polegadas, garantindo o máximo de potencia para aeronave.
Autor: Assessoria de imprensa