Estudo realizado nas seis maiores regiões produtoras de energia elétrica no mundo detectou as diretrizes para otimização dos recursos
O uso de tecnologias sustentáveis pode reduzir em 60% o consumo de energia elétrica dos edifícios até 2050. Os dados são da pesquisa “Transforming the Market: Energy Efficiency in Buildings”, divulgada em 27 de abril pelo WBCSD (World Business Council for Sustainable Development).
O estudo foi realizado em seis regiões responsáveis por dois terços da produção de energia mundial: Brasil, China, Índia, Japão, Estados Unidos e continente europeu. A pesquisa iniciada em 2006 concluiu que as edificações consomem 38% da energia produzida globalmente. A indústria fica um pouco atrás, com 33%. O setor de transporte, consome os 26% restantes.
O estudo utilizou, entre outros dados, modelos de computador para analisar o uso de energia elétrica para os atuais e os novos edifícios até 2050. Com estas simulações, os pesquisadores foram capazes de identificar seis diretrizes para otimizar os recursos financeiros, sistemas construtivos, meio ambiente e outras políticas:
Fortalecimento de diretrizes e códigos para os edifícios e os selos de eficiência energética para aumentar a transparência
Uso de subsídios para incentivar investimento de eficiência energética
Incentivo à concepção dos projetos com abordagens integradas e inovações
Desenvolvimento e utilização de tecnologias para economia de energia
Capacitação de profissionais para o uso de tecnologias sustentáveis
Promoção do uso consciente de energia
Autor: PINIWeb