Considerando aspectos como desempenho técnico, a relevância socioeconômica e o balanço dos impactos para o desenvolvimento sustentável, uma comissão técnica selecionou 40 de 227 tecnologias inscritas de todo o País. Estas serão apresentadas durante a Mostra de Tecnologias Sustentáveis 2009 — evento promovido pelo Instituto Ethos, que será realizado no período de 16 a 18 de junho, no Hotel Transamérica, em São Paulo, SP.
Entre as tecnologias selecionadas está o Sistema para Monitoramento Remoto do Consumo de Água, desenvolvido no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sob a coordenação do Prof Wilson Cabral de Sousa Júnior (Divisão de Engenharia Civil), com a participação do Prof Wagner Chiepa e do mestrando Andrei Salomão, ambos da Divisão de Engenharia Eletrônica. Com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), esta tecnologia, cujo patenteamento já foi requerido, foi desenvolvida no âmbito do projeto HIDROAER e compreende um dispositivo de transmissão e recepção de dados que utiliza o padrão de comunicação sem fio ZigBee. O sistema opera a partir de dispositivos acoplados a hidrômetros em rede e envia sinais a um coordenador remoto, que processa e armazena os dados de consumo de água. Um programa de computador faz a leitura e disponibiliza as informações de consumo aos usuários, as quais podem ser acessadas via Internet.
O caráter inovador está associado ao seu baixo custo, comparado aos mecanismos comerciais disponíveis, e alta resolução temporal – envio de dados em tempo quase real, limitado apenas pela vida útil das baterias. Wilson Cabral destaca que “a aplicação é ideal para o controle do consumo de água em grandes plantas industriais ou edifícios públicos, com grande consumo deste recurso natural”. E complementa: “a boa resolução temporal permite ação rápida na verificação e proposta de solução de vazamentos e pontos de desperdício de água”.
A partir da exigência legal de medição individual do consumo de água nos edifícios (conforme prevê algumas legislações municipais e estaduais), a tecnologia apresenta um diferencial como solução para adequação da medição em prédios novos e antigos, por exigir uma menor intervenção nas edificações.
Projeto Hidroaer
O HIDROAER, coordenado pelo professor Wilson Cabral de Sousa Júnior, é uma iniciativa de uso eficiente da água a partir de novas tecnologias para a gestão e o reuso, aplicadas a uma planta aeroportuária. O projeto envolve divisões acadêmicas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – Divisões de Engenharia Civil e de Engenharia Eletrônica – além de contar com a participação de profissionais da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Liceu de Artes e Ofícios (LAO) e Instituto de Ciências Aplicadas do Vale do Paraíba (ICAVP).
Autor: Assessoria de imprensa