O ex-presidente do Instituto de Engenharia, Maçahico Tisaka, recebeu do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos – IBEC –, uma homenagem como Engenheiro de Custos do Ano de 2008.
O evento, que foi realizado na sede do Instituto de Engenharia, também homenageou os Destaques da Engenharia do Ano de 2008, entre eles, Edemar de Souza Amorim, presidente do Instituto de Engenharia.
A mesa diretora foi formada por Paulo Roberto Vilela Dias, presidente do IBEC- Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos; Edemar do Souza Amorim, presidente do Instituto de Engenharia; Elizabete Alves Rodrigues, presidente da ABENC – Associação Brasileira dos Engenheiros Civis, representando o presidente do CREA-SP, José Tadeu da Silva; Fernando Paes Leme, vice-presidente do IBEC; arquiteto Marcelo Guedes, presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos, Egydio Angerame Filho, presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Osasco e José Leônidas Olinquevitch, presidente do Instituto Nacional de Pós-Graduação – INPG.
Precedendo a entrega da homenagem, o presidente do IBEC, Paulo Roberto Vilela Dias, destacou que o título é concedido desde 2006. “Neste ano, temos a honra de homenagear Maçahico Tisaka. Espero que você continue sempre na trajetória de elevar o nome da engenharia de custos. Nós dois sabemos o quanto é difícil ser um engenheiro de custo no Brasil. Nós temos a obrigação de facilitar para os mais jovens a atuação na engenharia de custos, todos nós temos a obrigação de fazer deste país, um país da engenharia de custos”.
Em seu pronunciamento Edemar Amorim destacou que sua vida profissional começou na área de custos e foi toda ligada à comercialização de serviços de engenharia. Em um momento que o mercado é complicado, nós estamos lutando pela não depreciação dos serviços de engenharia.
Homenagens
O título foi entregue a Maçahico Tisaka por Paulo Roberto Vilela Dias e Francisco Paes Leme. Em seu discurso, Maçahico falou sobre sua trajetória como engenheiro de custos, os desafios encontrados por ele e a evolução desta profissão no Brasil. Sua trajetória, segundo ele, sempre teve como alicerce atingir, obsessivamente, três metas: o custo, o prazo e a qualidade.
Após a concessão do título, foram entregues as homenagens aos Destaques da Engenharia do Ano. Foram eles: José Tadeu da Silva, Ariovaldo Lopes de Sousa , Roberto Simão, Rolando Rodrigues Costa, Marcelo Guedes, Pietro Mignozzetti , Carlos Shinoda, José Leônidas Olinquevitch, Elisabete Alves de Oliveira Rodrigues, Ana Cristina Bazanelli e Rubens Borges.
Autor: Isabel Dianin