Uma das propostas em estudo no governo para estimular o setor da construção civil prevê zerar os tributos federais para a construção de imóveis para a população de baixa renda. Segundo o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady, a medida ajudaria a baratear a compra da casa própria para pessoas que ganham entre dois e cinco salários mínimos.
Como mostra reportagem do Globo, nesta quarta-feira, o mecanismo em estudo prevê que as construtoras tenham direito a crédito de tributos como Imposto de Renda (IR), PIS/Cofins e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) por meio de um regime especial de tributação voltado para a habitação de interesse social. Segundo Safady, essa seria uma forma de subsidiar a compra da casa própria para quem mais precisa.
O conjunto de medidas voltadas para a construção civil deve ser anunciado no próximo dia 28 de janeiro. A ideia do governo é zerar, até 2023, o déficit habitacional brasileiro, estimado em 7,2 milhões de moradias.
Autor: O Globo