“O objetivo da nanotecnologia não é reduzir o tamanho das coisas, é mudar a indústria e a economia”, afirmou Josh Wolfe, diretor-sócio da Lux Research, dos Estados Unidos, durante palestra realizada, na Nanotec 2008. Nos Estados Unidos, o mercado de produtos “nano”, em 2007, movimentou mais de US$ 88 bilhões. E a expectativa é de que, em 2015, chegue até US$ 3,1 trilhões no mundo.
Para Wolfe, a nanotecnologia já está presente e representa o futuro, como foi a biotecnologia e a internet, nas décadas de 80 e 90, respectivamente. “Toda inovação tecnológica possui um período de maturação até ser utilizada em massa. Isso acontece também com a nano”, complementou. Atualmente, no mercado internacional, são mais de 500 produtos de consumo que usufruem de benefícios das nanopartículas, nanotubos, nanoesferas e matérias-primas nanoestruturadas.
A Lux Research é uma consultoria de negócios voltados para nanotecnologia, dentre os clientes atendidos está a Kereos, que está trabalhando com nanocélulas para combater o câncer. “Acreditamos que a evolução humana, industrial e tecnológica vem de novas combinações das matérias-primas já existentes, capazes de substituir componentes e, até mesmo, revolucionar o mercado”, finalizou Wolfe.
Autor: Assessoria de imprensa