A sustentabilidade parece ter conquistado definitivamente o mercado imobiliário. A busca pelo selo verde pelos edifícios brasileiros está a todo o vapor.
Há quatro anos, havia somente um empreendimento interessado na certificação de “prédio verde”. Hoje são 79 edifícios que entraram com processo para conseguir a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), selo conferido pela entidade americana US Green Building Council.
D
uas edificações conseguiram a pré-certificação no segundo melhor nível (platina) e devem receber o registro definitivo até o final do ano. São elas: o Rochaverá Corporate Towers (da Tishman Speyer e Autonomy Investimentos), na capital paulista, e o Ventura Corporate Towers (da Tishman Speyer e Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário), no Rio de Janeiro. Os empreendimentos são fruto de um investimento de R$ 600 milhões e R$ 450 milhões, respectivamente.
Dos já certificados, destaque para uma das unidades do Laboratório Delboni Auriemo, que acaba de receber o certificado LEED. Ela foi inaugurada em janeiro último e está localizada na Avenida Luis Dumont Villares, na região de Santana, zona Norte de São Paulo.
Segundo o Green Building Council Brasil, capítulo brasileiro do USGBC, até o mês passado, no Brasil somente a agência do Banco Real em Cotia, região metropolitana de São Paulo, havia conquistado o certificado LEED. Saiba mais acessando: http://www.gbcbrasil.org.br
Autor: Revista Infra